AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COMO FATOR DE RESSOCIALIZAÇÃO DAS RECUPERANDAS DA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS (APAC) DE GOVERNADOR VALADARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v24i49.1580

Palavras-chave:

APAC. ressocialização. mulheres encarceradas. relações interpessoais

Resumo

As mulheres em todo o mundo sempre tiveram que lidar com a desigualdade de gênero presente na sociedade. No ambiente prisional, a realidade não é diferente. A precariedade já observada no sistema prisional tradicional é ainda mais intensa nas  penitenciárias femininas, porque as instituições e as políticas públicas ainda são voltadas prioritariamente para o público masculino, não levando em consideração as especificidades que cercam uma mulher. Diante do cenário caótico no qual os presídios tradicionais se encontram, surgem as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs), que auxiliam o Poder Judiciário na execução do cumprimento das penas privativas de liberdade, enfatizando a finalidade ressocializadora da pena, a partir dos 12 elementos que constituem seu método. O presente estudo objetiva compreender como as relações interpessoais durante o cumprimento de pena colaboram para o processo de ressocialização das recuperandas assistidas pela APAC de Governador Valadares - MG. Serão abordadas as relações entre as recuperandas, entre elas e a família, entre elas e os voluntários e, por fim, entre elas e os gestores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Fernandes Goncalves, Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares, MG, Brasil

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Pós graduada em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Única de Ipatinga (2021) e pós graduada em Direito Processual civil e Processo de Execução pela Faculdade Única de Ipatinga (2023). Mestranda do Mestrado profissional em Administração pública (PROFIAP) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Juliana Goulart Soares do Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora, Governador Valadares, MG, Brasil

Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - CEPEAD da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - CEPEAD da Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e bacharel em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Docente do curso de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares, linha de atuação Gestão de Pessoas e docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Goncalves, P. F., & Goulart Soares do Nascimento, J. (2024). AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COMO FATOR DE RESSOCIALIZAÇÃO DAS RECUPERANDAS DA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS (APAC) DE GOVERNADOR VALADARES. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 24(49), 33-54. https://doi.org/10.31512/rdj.v24i49.1580

Edição

Seção

ARTIGOS