OS DESAFIOS JURÍDICOS AO EXERCÍCIO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO ANTE O FENÔMENO DAS FAKE NEWS

ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v24i50.1248

Palavras-chave:

Fake News, Liberdade de Expressão, Fatos Inverídicos, Impactos político-sociais

Resumo

O fenômeno das fake news e os parâmetros da liberdade de expressão são temas inerentes ao atual contexto social de desenvolvimento tecnológico, em face disso, os direitos de personalidade, a integridade das instituições democráticas e o próprio Estado de Direito passaram a ser alvos das propagações de fatos inverídicos extremamente danosos. Objetivou-se analisar o fenômeno das fake news e seus impactos sociopolíticos, a partir da ótica do direito fundamental à liberdade de expressão como paradigma para o estabelecimento de controle às fake news sob a perspectiva de potenciais limitações à própria liberdade de expressão. Quanto à metodologia, foi adotada uma abordagem qualitativa, em direito, junto a realização de uma revisão teórico-bibliográfica bem como a partir do uso do método documental, se configurando como exploratória quanto aos objetivos e de natureza pura. A partir desta pesquisa, demonstrou-se, através do estudo do ordenamento jurídico brasileiro, a inexistência de normas que disciplinem diretamente o fenômeno abordado, havendo, no entanto, previsões legislativas que tratam do tema de modo reflexo, com ênfase na Lei 12.965/2014 Marco Civil da Internet, Lei 4.737/1965 - Código Eleitoral e Lei 9.504 - Lei Geral das Eleições. O estudo evidencia que ante a inexistência de normas que tratam da matéria de modo direto, evidenciou-se que o ordenamento jurídico brasileiro carece de uma norma que possa disciplinar a matéria e, ao mesmo tempo, respeitar os limites estabelecidos pelo texto constitucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel de Castro Carneiro Neto, Universidade Estadual Vale do Acaráu, Brasil

Pós-Doutor em Direito pela Universidad de Salamanca-ESP, Professor Adjunto K da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Coordenador do Curso de Direito do UNINTA.

Décio Pimentel Gomes Sampaio Sales, Universidade Estadual Vale do Acaráu, Brasil

Doutorando em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).  Professor Adjunto do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Sales, S. S. ., Carneiro Neto, M. de C., & Sales, D. P. G. S. (2024). OS DESAFIOS JURÍDICOS AO EXERCÍCIO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO ANTE O FENÔMENO DAS FAKE NEWS: ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 24(50), 5-25. https://doi.org/10.31512/rdj.v24i50.1248

Edição

Seção

ARTIGOS