DIVISÃO SEXUAL DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO CAPITALISMO DA ERA DIGITAL

A LÓGICA DA SUBVALORIZAÇÃO DO TRABALHO DE DOMÉSTICAS EM PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v22i42.112

Palavras-chave:

Divisão sexual do trabalho; Precarização; Economia compartilhada

Resumo

O presente artigo investiga a divisão sexual das ocupações no trabalho doméstico remunerado realizado por meio de aplicativos. A pesquisa é orientada por uma perspectiva feminista embasada, principalmente, no conceito de divisão sexual da precarização do trabalho de Helena Hirata, revisitando a crítica da segunda onda do feminismo. Intenta-se demonstrar que a exploração das trabalhadoras domésticas por meio das plataformas tecnológicas agrava os problemas de gênero, classe e raça dessa categoria ocupacional, dando novos contornos à precarização do trabalho da mulher. Para tanto, analisa, de modo geral, o trabalho realizado em plataformas digitais online e por aplicativos a fim de compreender a natureza jurídica das relações de trabalho estabelecidas por meio dessas tecnologias. Essa análise, realizada a partir de levantamento bibliográfico sobre o tema, permite desvelar a precarização do trabalho humano inerente ao discurso que considera, indistintamente, a exploração do trabalho por esses meios tecnológicos como parte da economia compartilhada. Em seguida a investigação é direcionada à relação de trabalho doméstico para, a partir da análise de dados apresentados em relatórios sobre essa categoria profissional no Brasil, expor suas principais características na estrutura ocupacional que permitem identificar a lógica da divisão sexual do trabalho. Como resultado, verifica-se que a oferta de trabalho doméstico nas plataformas de aplicativos, além de confirmar a tese de formação de um precariado digital, permite afirmar que a questão da discriminação do trabalho da mulher, imbricada com questões de classe e raça, é agravada, ao replicar e expandir a lógica da divisão sexual do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samia Moda Cirino, Faculdades Londrina, Londrina, PR, Brasil

Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora dos cursos de Graduação em Direito e Mestrado em Direito das Faculdades Londrina (FL). Professora do curso de Especialização em Direito do Trabalho e Previdenciário do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Liberdades em Dis´puta (UEL).

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Cirino, S. M. (2022). DIVISÃO SEXUAL DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO CAPITALISMO DA ERA DIGITAL: A LÓGICA DA SUBVALORIZAÇÃO DO TRABALHO DE DOMÉSTICAS EM PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 22(42), 51-74. https://doi.org/10.31512/rdj.v22i42.112

Edição

Seção

ARTIGOS