DESAFIOS PARA O ACESSO À JUSTIÇA PELAS MULHERES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Thiago Pierobom de Ávila UniCEUB, Brasília, DF, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8163-5806
  • Isabella Fonseca Leite Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v22i44.1050

Palavras-chave:

Pandemia, Violência doméstica contra a mulher, Políticas públicas, Acesso à justiça

Resumo

A pandemia de COVID-19 exigiu o isolamento social como medida de contenção do vírus, gerando problemas financeiros, risco de elevação do consumo de álcool, convivência doméstica intensificada, agravamento da saúde mental, dificuldade de acesso a equipamentos públicos e à rede social de apoio. A violência doméstica contra a mulher (VDFCM), que já era uma endemia, agravou-se sobremaneira. Diversas medidas foram editadas com a finalidade de enfrentar os desafios próprios da VDFCM no contexto pandêmico. Este artigo objetiva apresentar um panorama e analisar a efetividade das medidas adotadas no Brasil para o enfrentamento da VDFCM durante a pandemia, com foco na atuação do sistema de justiça. Para tanto é utilizada a metodologia de revisão bibliográfica e análise crítica, à luz do referencial teórico das políticas públicas de prevenção à violência contra as mulheres. Verificou-se que o sucateamento das políticas públicas para as mulheres, já em curso, foi incrementado durante o período da pandemia. As novas opções de acessar os serviços de proteção por instrumentos virtuais, como o registro de ocorrência policial por contato telefônico ou de internet, ou o apoio psicossocial por videoconferência, ampliam as possibilidades de acesso, mas não permitem acesso universal. A migração do sistema de justiça para um ambiente virtual no contexto de VDFCM traz novos potenciais (acesso e celeridade) e riscos (não-inclusão digital, controle pelo ofensor). Apontam-se críticas às políticas públicas e áreas de possível aperfeiçoamento para o período pós-pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Pierobom de Ávila, UniCEUB, Brasília, DF, Brasil

Doutor em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa (2015), com estágio de pesquisa de Doutorado no Instituto Max Planck para o Direito Penal Estrangeiro e Internacional em Friburgo, Alemanha (2011), e estágio de pesquisa de Pós-Doutorado em Criminologia pela Universidade Monash, em Melbourne, Austrália (2017), mediante bolsa de estudos de pós-doutorado pela Australian Awards Endeavour Fellowships. Mestre pela Universidade de Brasília (2006), Especialista em investigação criminal pela École Nationale de la Magistrature da França (2012 e 2013). É professor associado do PPG Direito do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, investigador integrado do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pesquisador afiliado do Gender and Family Violence Prevention Centre da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Monash. É Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Violência Doméstica contra a Mulher de Brasília. É professor nos programas de pós-graduação lato sensu da FESMPDFT e do IDP, bem como perante diversas instituições públicas e privadas. 

Isabella Fonseca Leite, Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, DF, Brasil

Pós-graduada lato sensu em Ordem Jurídica e Ministério Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Advogada.

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Ávila, T. P. de ., & Leite, I. F. (2023). DESAFIOS PARA O ACESSO À JUSTIÇA PELAS MULHERES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 22(44), 133-153. https://doi.org/10.31512/rdj.v22i44.1050

Edição

Seção

ARTIGOS