O SOCIAL E O POLÍTICO EM “REFLEXÕES SOBRE LITTLE ROCK”

O QUE HANNAH ARENDT NÃO PERCEBEU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/rdj.v23i47.1025

Palavras-chave:

Hannah Arendt, Segregação racial, Educação, Sociedade, Direito e Política

Resumo

O presente artigo analisa o ensaio Reflexões sobre Little Rock, de Hannah Arendt, escrito no qual a filósofa alemã apresenta críticas à política de dessegregação racial forçada nas escolas dos Estados Unidos, considerando a decisão da Suprema Corte no caso Brown v. Board of Education. Após expor os argumentos de Hannah Arendt, são apresentadas três críticas ao seu ensaio. A primeira, elaborada por James Bohman, ressalta a real condição social e política da comunidade afro-americana, que teria sido ignorada por Arendt. A segunda, feita por Seyla Benhabib, tem por foco a supervalorização do social, em detrimento do político, na reflexão arendtiana sobre o papel das escolas públicas. A terceira tem por base a concepção de discriminação apresentada por Arendt, salientando os equívocos feitos pela autora ao equiparar a separação de negros e brancos nas escolas públicas e eventual separação entre judeus e não-judeus em clubes recreativos e hotéis. Conclui-se que, apesar das críticas, a distinção entre o social e o político no pensamento de Hannah Arendt demonstra que o poder público, por meio da legislação ou de decisões judiciais, será muitas vezes incapaz de promover mudanças em hábitos e costumes arraigados na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Antonio Lago, Universidade Positivo, São Paulo, SP, Brasil

Doutor e mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP - Largo de São Francisco. Bacharel em Direito pela PUCPR. Professor na Escola de Direito e Ciências Sociais da Universidade Positivo.

Publicado

2023-12-26

Como Citar

Lago, P. A. (2023). O SOCIAL E O POLÍTICO EM “REFLEXÕES SOBRE LITTLE ROCK”: O QUE HANNAH ARENDT NÃO PERCEBEU. Revista Direito E Justiça: Reflexões Sociojurídicas, 23(47), 89-102. https://doi.org/10.31512/rdj.v23i47.1025

Edição

Seção

ARTIGOS