Percurso

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – nasceu como resultado da integração de instituições de ensino superior isoladas, integrantes do Distrito Geo-Educacional 38.
Organizadas e gerenciadas pela comunidade regional, sempre atentas às necessidades sócio-econômico-culturais de uma população, na sua maioria descendente de imigrantes italianos, alemães, poloneses, russos, judeus e, grande número de nativos, as instituições de ensino superior uniram-se e, juntas, construíram uma nova trajetória, visto os contrastes então apresentados pela região: de um lado a tecnologia, a modernização; de outro, a crise da estrutura agrária.

No decorrer de sua trajetória, a busca e a concretização da marca institucional aconteceram no desempenho das funções básicas de ensino, pesquisa e extensão, inerentes à ação da URI. As especificidades no desempenho destas funções definem a missão e o atual perfil da URI – ser uma universidade pluralista, criadora e elaboradora de conhecimento, com qualidade, competência e seriedade, voltada para o desenvolvimento regional.

Uma universidade regional integrada em duplo sentido: de um lado, por integrar comunidades de uma mesma região geográfica (norte e nordeste do RS); de outro, porque seus campi, em sua história, têm forte integração com a comunidade regional e são comprometidos com o desenvolvimento da sua região.
Uma universidade comunitária por que sua vocação é a integração, porque esta foi a sua origem, ou seja, o resultado do trabalho espelhado na experiência das reduções missioneiras e no processo de colonização da região, onde se desenvolveu o sistema comunitário.

Este caráter comunitário acompanha a URI desde a sua criação na busca da participação das entidades que representa o todo social e seus diferentes segmentos. Por isso, as ações da universidade, buscam contemplar o social, para que seja, de forma cada vez mais efetiva, uma universidade comunitária que procura ler corretamente a história, a cultura, as aspirações, enfim o que a sociedade espera da universidade. Desta forma, é a sociedade que gera a universidade, uma vez que a leitura e reflexão do real vivenciado permitem identificar alternativas para o desenvolvimento regional, que passa a ser o traço identificador da URI, na medida em que a universidade souber manter o vínculo com a realidade buscando alternativas de desenvolvimento, e produzindo parâmetros alternativos para este novo conceito de desenvolvimento.

Para a URI, as atividades de ensino, pesquisa e extensão, – de responsabilidade dos Departamentos acadêmicos, a saber: 1) Departamento de Ciências Exatas e da Terra; 2) Departamento de Ciências Biológicas; 3) Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; 4) Departamento de Ciências da Saúde; 5) Departamento de Ciências Agrárias; 6) Departamento de Ciências Sociais Aplicadas; 7) Departamento de Ciências Humanas; 8) Departamento de Lingüística, Letras e Artes – na perspectiva de criar e reelaborar conhecimentos, de ser consciência crítica da realidade, de ser agente de transformação social, tem como eixo a produção de um parâmetro de desenvolvimento regional extraído da realidade social, com participação decisiva da comunidade, tendo como referencial sua história, sua cultura, suas instituições, sua estrutura econômica e social, enfim, seu contexto.

Do regimento sobre os Programas de Pós-Graduação  Stricto Sensu da URI  se depreende que esses têm por finalidade a formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades técnico-profissionais e para as atividades de pesquisa, nas várias áreas do conhecimento.

Exclusivamente no campus de Santo Ângelo, a URI oferece mais de 20 cursos de graduação e, em média,  e em torno de 20 cursos de pós-graduação por ano a partir de 2006.

Na Graduação, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas se tem os cursos de: Administração – com linhas de formação em Administração, Comércio Internacional e Turismo-; Ciências Contábeis e Direito.

Resultantes do conhecimento dessas áreas surgem os cursos de Pós – Graduação, como também os grupos de pesquisa. Entre os cursos de Pós-Graduação citamos: Gestão em Agronegócio, Gestão de Pessoas, Cooperativismo, Direito Público, Finanças Empresariais, Auditoria e Controladoria, entre outros.

Entre os grupos de pesquisa citamos: Novos Direitos na Sociedade Globalizada; Tutela dos Direitos e sua Efetividade; Desenvolvimento Regional – Gestão de Políticas Públicas e Privadas.

Hoje a URI  – Campus Santo Ângelo conta com 2 programas de Pós Graduação a nível de stricto sensu  de mestrado, sendo que os dois são próprios ( Direito e  Ensino Científico e Tecnológico).

Justificativa

Preocupada e inserida na missão do desenvolvimento regional, a URI- Campus Santo Ângelo, através do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, vem  propor um novo saber que qualifica os integrantes da sociedade no que concerne a Gestão das Organizações para a efetiva consolidação destas nos mercados local, regional, nacional e global, através da criação do programa de pós graduação stricto sensu, na modalidade de mestrado profissional, direcionado a referida área, denominado de Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações.