PALESTRA DA CIPA ABORDA A IMPORTÂNCIA DO OUTUBRO ROSA E DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

A CIPA gestão 23/24 realizou uma importante palestra na tarde desta segunda-feira, dia 30, com o foco no Outubro Rosa. Este mês é dedicado a conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A palestra foi ministrada pela professora do curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo, Alessandra Frizzo da Silva.

Na oportunidade, ela enfatizou a importância do autocuidado, destacando que não deve ser uma tarefa a ser feita quando sobra tempo, mas sim uma prática integrada ao dia a dia para preservar a saúde, a felicidade e a autoestima.

Ela ressaltou os exames fundamentais que as mulheres não devem deixar de fazer, como os exames ginecológicos, Papanicolau, ecografia pélvica, hemograma, além de outros exames de rotina e dermatológicos.

Além disso, a palestrante alertou para os números alarmantes de casos de câncer de mama no Brasil, com 59.700 novos casos registrados somente no último ano. A prevenção desempenha um papel crucial na redução dos riscos dessa doença.

Alessandra também destacou que a detecção precoce do câncer de mama pode ser feita por meio de exames que identificam nódulos, pois geralmente são indolores, duros e irregulares, mas também podem ter diferentes características. Cerca de 10% dos nódulos suspeitos são posteriormente diagnosticados como câncer.

Carlos Kemper, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio, agradeceu à palestrante e aos presentes, convidando todos para a próxima palestra em novembro, no dia 6, às 14h45, que abordará o Novembro Azul, destinado à prevenção do câncer de próstata.