PALESTRA DA CIPA ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DO NOVEMBRO AZUL NA SAÚDE DO HOMEM

Na tarde da terça-feira, dia 6 de novembro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da URI de Santo Ângelo, realizou uma palestra que enfatizou a importância da conscientização sobre a saúde do homem em alusão ao “Novembro Azul”. O evento teve como palestrante o professor Tiago Bittencourt de Oliveira, coordenador dos cursos de Farmácia e Biomedicina da instituição.

O tema central da palestra foi “A Saúde do Homem”, abordando a preocupante falta de conscientização em relação aos cuidados com a saúde masculina. O professor ressaltou a necessidade premente de os homens buscarem assistência médica regularmente.

Citando uma pesquisa do Ministério da Saúde, Tiago Oliveira destacou que 31% dos homens não têm o hábito de consultar um médico, e, alarmantemente, 55% dos pesquisados alegaram não precisar de cuidados médicos.

Em suas palavras, o coordenador dos cursos de Farmácia e Biomedicina da URI destacou que “cuidar da saúde também é coisa de homem”. Ele ressaltou que, no Brasil, os homens têm uma expectativa de vida 7,1 anos menor do que as mulheres, em parte devido ao fato de que 6 em cada 10 homens procuram assistência médica somente quando os sintomas se tornam insuportáveis.

A palestra teve como objetivo motivar e conscientizar os participantes sobre como muitas doenças podem ser prevenidas quando os homens buscam os serviços de saúde. O professor Tiago enfatizou a importância de ações de promoção e prevenção, abordando questões como alcoolismo, tabagismo, hipertensão, diabetes, obesidade e infecções sexualmente transmissíveis (IST).Para manter uma saúde robusta, o palestrante recomendou a realização regular de exames, como a avaliação da pressão arterial, testes de glicemia, urina, fezes, medição do índice de massa corporal (IMC), perímetro abdominal e dosagem de PSA.

Ele também forneceu dicas valiosas, incluindo uma alimentação saudável, a ingestão de 2 litros de água por dia, a abstenção do tabaco e álcool, a prática regular de exercícios físicos e a busca por cuidados médicos em unidades básicas de saúde de forma periódica.

Além disso, o palestrante apresentou desafios para a conquista de uma vida saudável, que incluem cuidar da saúde emocional, manter um estilo de vida ativo, consultar um médico regularmente, garantir um sono de qualidade e fazer escolhas alimentares adequadas.

O presidente da CIPA, Carlos Kemper, expressou seu agradecimento ao palestrante, relembrando as diversas ações promovidas pela comissão em prol da saúde e bem-estar de todos os colaboradores da URI Santo Ângelo.