CIPA promove campanha de conscientização sobre o Setembro Amarelo

Com um simpático e gentil convite de “Vamos Tomar um Chá?” a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), da URI Santo Ângelo realizou uma ação nesta semana referente ao autocuidado que todos devemos ter, sobretudo com a saúde mental. Cada colaborador que chegou no campus da universidade recebeu um sachê de chá de camomila, que continha os dizeres: “Dedique um tempo para cuidar de si! A vida é a melhor escolha, preserve-a com carinho”.

A intenção da comissão é estimular os profissionais que trabalham na URI a refletirem e procurarem ajuda caso necessário. O Setembro Amarelo é o mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio. Isso se deve ao fato de 10 de setembro ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.  Em 2023, o lema da campanha do Setembro Amarelo é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

A grande maioria dos suicídios ocorridos estão relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento e informações de qualidade.

Neste link, é possível baixar uma cartilha elaborada pelo Conselho Federal de Medicina com informações e explicações sobre o tema.

Não esqueça: você não está só! A vida vale muito!