A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS (CON)VIVÊNCIAS EM SOCIEDADE

UM DEBATE EMERGENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Dieison Prestes da Silveira Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
  • Denise da Costa Dias Scheffer Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i2.274

Palavras-chave:

Saberes. Educação. Formação

Resumo

A formação de professores é uma temática que necessita de constantes debates e provocações dentro do campo do saber, visto que permeia o processo formativo crítico e reflexivo dos sujeitos para as (con)vivências em sociedade. Diante da necessidade de ampliar as discussões envolvendo a formação de professores, o presente artigo busca analisar o processo formativo de docentes, atentando para o processo de ensino e aprendizagem, bem como o papel dos educadores para a construção de momentos críticos e reflexivos, visando o processo de emancipação social dos escolares.  Em se tratando de metodologia, pode-se dizer que esta pesquisa apresenta uma abordagem do tipo qualitativa, tendo por base estudos em referenciais bibliográficos. A formação de professores deve permitir a construção de saberes, vivências e experiências e, sempre que necessário, o professor deve dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, atentando para a pluralidade de identidades presentes dentro dos ambientes educacionais. Percebe-se, portanto, a importância do debate envolvendo a formação de professores, visando a construção de sujeitos críticos, autônomos e reflexivos e que saibam atuar com responsabilidade no meio sociocultural.

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Biografia do Autor

Denise da Costa Dias Scheffer, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Especialista em Direito Processual Civil, Formação Pedagógica e Direitos Humanos, pela Faculdade de
Educação São Luís.

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Prestes da Silveira, D., & da Costa Dias Scheffer, D. (2020). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS (CON)VIVÊNCIAS EM SOCIEDADE : UM DEBATE EMERGENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Revista Missioneira, 22(2), 27-33. https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i2.274

Edição

Seção

Artigos Científicos