A SEXUALIDADE DA MULHER ACOMETIDA COM O CÂNCER DE MAMA
DOI:
https://doi.org/10.31512/ricsb.v4i2.97Palavras-chave:
Qualidade de vida, câncer de mama e sexualidadeResumo
A sexualidade é um bem-estar físico, mental, emocional, cultural, religioso e social. O câncer de mama pode provocar na mulher diversas mudanças, comprometendo sua sexualidade. O objetivo deste trabalho é compreender como o câncer de mama afeta a sexualidade feminina. Para tal foi utilizado o Female Sexual Function Index (FSFI), um instrumento que visa avaliar a resposta sexual feminina nas últimas quatro semanas, contendo seis domínios. Participaram da pesquisa 20 mulheres acometidas com o câncer de mama, num ambulatório de Oncologia de um Hospital Municipal do interior do Estado de São Paulo. A escala prevê um escore máximo de 36 pontos e disfunção sexual em mulheres que obtém abaixo ou igual a 26 pontos. Nessa pesquisa 100 % das mulheres, então demostraram disfunção sexual. Podemos concluir que a qualidade de vida do doente é uma responsabilidade contínua dos profissionais de saúde, sendo assim, prestar uma assistência individualizada e humanizada de acordo com sua especificidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Cintia Barcala de Oliveira Santos, Ivana Maria Passini Sodré Siviero, Gisele Acerra Biondo Pietrafesa

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.