Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS – RICSB.

Política de Seção

O texto de artigos observacionais e experimentais é geralmente, mas não necessário, dividido em seções com Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão. Artigos longos podem precisar de subtítulos dentro de algumas seções, especialmente em Resultados e Discussão, para esclarecer seu conteúdo. Outros tipos de artigos, tais como relatos de casos, relatos de experiências e editoriais, provavelmente precisarão de outros formatos.

Os trabalhos submetidos à RICSB não podem ser apresentados simultaneamente a outro periódico, na íntegra ou parcialmente.

São esperados textos com 10 a 20 páginas e nos seguintes formatos para publicação:

1) Editorial: Texto temático de responsabilidade dos editores ou de pesquisadores convidados, com até 2000 palavras.

2) Artigos originais: Texto inédito oriundo de pesquisa científica nas áreas da saúde, biológicas e afins nos quais são informados os resultados obtidos em pesquisas de natureza empírica ou experimental original, cujos resultados possam ser replicados e/ou generalizados. Deverão atender aos princípios de objetividade e clareza da questão norteadora. Os artigos originais deverão ser estruturados de maneira a conter: título em português (até 250 caracteres entre letras e espaço), título em inglês (até 250 caracteres entre letras e espaço), resumo/ abstract estruturado (até 250 palavras), palavras-chaves/ keywords (3 a 6 termos, conforme descritores “Descritores em Ciências da Saúde” http://decs.bvs.br), introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusão e/ou considerações finais e referências bibliográficas (até 30 referências). O texto não deverá exceder 6000 palavras, excluindo-se tabelas, quadros, figuras e referências.

2) Artigos de Revisão: Texto narrativos, integrativos ou sistemáticos da literatura sobre um determinado assunto que deverá dar ao leitor uma cobertura geral acerca do tema apresentado. Os artigos de revisão deverão conter: título em português (até 250 caracteres entre letras e espaço), título em inglês (até 250 caracteres entre letras e espaço), resumo/ abstract não estruturado (até 200 palavras), palavras-chaves/ keywords (3 a 6 termos (3 a 6 termos, conforme descritores de DeCS), texto ordenado (títulos e subtítulos), opiniões e conclusões (quando couber) e referências bibliográficas. O trabalho não deverá exceder 6000 palavras, excluindo-se tabelas, quadros, figuras e referências. Estes trabalhos são escritos a convite do editor.

3) Relato de caso: texto de experiências acadêmicas e profissionais, assistenciais ou de atividades de extensão com descrição detalhada e análise crítica de casos clínicos atípicos que, pela sua raridade na literatura ou apresentação não usual, merecem uma divulgação e discussão científica. Os relatos de casos deverão conter: título em português (até 250 caracteres entre letras e espaço), título em inglês (até 250 caracteres entre letras e espaço), resumo/abstract com contexto e relato contendo descrição, discussão e conclusão (até 200 palavras), introdução, apresentação e relato do caso, discussão, conclusão e ou considerações finais e referências bibliográficas (até 25 referências). O texto não deverá exceder 3000 palavras, excluindo-se tabelas, quadros, figuras e referências.

4) Relato de experiências: texto que relata as experiências acadêmi­cas, assistenciais ou de extensão das áreas da saúde, biológicas e afins, que possa contribuir de forma relevante. O relato é feito de modo contextualizadocom objetividade e aporte teóricoReferências bibliográficas (até 25 referências).  O texto não deverá exceder 3000 palavras, excluindo-se tabelas, quadros, figuras e referências.

Formatação do trabalho

  1. Os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows (.docx) ou compatível
  2. letras tipo Times New Roman
  3. tamanho 12, papel formato A4
  4. espaçamento entre linhas de 1,5 cm
  5. margens (direita, esquerda, superior e inferior) de 2,5 centímetros.
  6. Figuras e tabelas deverão ser inseridas no texto em ordem sequencial e numeradas na ordem em que são citadas no texto.
  7. As referências, preferencialmente no máximo 30 referências para os artigos, devem ser atualizadas (últimos cinco anos), sendo aceitáveis fora desse período no caso de constituírem referencial fundamental para o estudo. Não há limite máximo para as revisões sistemáticas.
  8. Os autores devem numerar consecutivamente todas as páginas do artigo, começando com a página de rosto, a fim de facilitar o processo editorial.
  9. No artigo não podem aparecer os nomes dos autores, bem como titulação, filiação, e-mail ou qualquer informação que identifique os autores. Estas informações deverão ser inseridas no formulário próprio da submissão nos metadados do OJS. É fundamental que os autores atualizem seus dados cadastrais no sistema, com informações precisas sobre maior titulação, vínculo institucional, e-maiil, etc.

RECOMENDAÇÕES PARA TODAS AS CATEGORIAS DE TRABALHOS

Título: que identifique o conteúdo, em até 250 caracteres entre letras e espaço; apresenta-lo no idioma do trabalho e na versão em inglês.

Resumo: Em até 250 palavras, elaborado em parágrafo único, sem subtítulo, acompanhado de sua versão em inglês (Abstract), ou em espanhol (Resumen). O primeiro resumo deve ser no idioma do trabalho. Deve conter: objetivo, metodologia, resultados e conclusões.

Descritores: de 3 a 6, que permitam identificar o assunto do trabalho, em Português (Descritores), Espanhol (Descriptores) ou inglês (Descriptors), conforme os “Descritores em Ciências da Saúde” (http://decs.bvs.br), podendo a Revista modifica-los se necessário. Itens não permitidos em resumo: siglas, exceto as reconhecidas internacionalmente.

Introdução: deve apresentar o problema de pesquisa, a justificativa, a revisão da literatura (pertinência e relevância do tema) e os objetivos coerentes com a proposta do estudo.

Materiais e Método: tipo de estudo, período do estudo, local do estudo, análise estatística quando apropriado, critérios de inclusão e exclusão de participantes, aspectos éticos. Em pesquisas que envolvem seres humanos, a submissão deverá conter o número do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme prevê a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde, o qual deve vir anexo nos documentos complementares. Da mesma forma, as pesquisas que envolvam experimentos com animais devem guiar-se pelos princípios éticos adotados pelo CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal) e deverá ser informado o número do parecer da Comissão de Ética de Experimentação Animal (CEUA). O parecer deve vir em anexo nos documentos complementares.

Resultados: devem ser descritos em sequência lógica. Quando forem apresentados em tabelas e ilustrações, o texto deve complementar e não repetir o que está descrito nestas. Pode ser redigida junto com a discussão ou em uma seção separada.

Discussão: deve conter a comparação dos resultados com a literatura e a interpretação dos autores. Pode ser redigida junto com os resultados ou em uma seção separada. Deve trazer com clareza a contribuição e comentar as limitações do estudo.

Conclusões: devem destacar os achados mais importantes levando em consideração os objetivos do estudo e as implicações para novas pesquisas na área. Pode ser apresentado no último parágrafo da discussão. Esse item de Conclusões poderá ser substituído por Considerações Finais.

Figuras e tabelas: figuras e tabelas deverão ser inseridas no texto em ordem sequencial, numeradas na ordem em que são citadas no texto. Devem ser devidamente numerados e legendados. Figuras não devem repetir os dados representados em textos ou tabelas. Se houver ilustração extraída de outra fonte, publicada ou não, a fonte original deve ser mencionada abaixo da tabela ou figura. Para figura, gráfico, quadro/tabela publicada em outro periódico deverá ser acompanhada de autorização prévia dos autores e/ou da revista. As tabelas devem ser apresentadas conforme as Normas de Apresentação Tabular, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf

1-      título informativo, conciso e claro, contendo “o que”, “de quem”, cidade, sigla do Estado, país, ano da coleta de dados, seguido de ponto, localizado acima da tabela. Na sequência, informar o tamanho da amostra estudada entre parênteses precedido da letra n. Exemplo: Tabela 1 – Distribuição das mulheres vítimas de violência doméstica, segundo idade, cor, estado civil e escolaridade. Salvador, BA, Brasil, 2014. (n=209)

2-      os dados devem estar separados corretamente por linhas e colunas de forma que esteja, cada dado, numa casela;

3-      devem possuir traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e na parte inferior. Devem ser abertas lateralmente;

4-      mesma fonte do texto (Times New Roman, tamanho 12), com espaçamento simples entre linhas, negrito apenas no cabeçalho, caixa alta apenas nas iniciais da variável e nas abreviaturas e siglas padronizadas;

5-      não são permitidos: quebras de linhas utilizando a tecla Enter, recuos utilizando a tecla Tab, espaços para separar os dados, sublinhado, marcadores do Microsoft® Office Word e cores nas células;

6-      evitar tabelas extensas, com mais de uma página;

7-      tabelas curtas devem ser convertidas em texto;

8-      as legendas devem estar localizadas após a linha inferior da tabela, restritas ao mínimo necessário, sem negrito, apresentando o termo em caixa alta separado da descrição por dois pontos (ex.: VCM: volume corpuscular médio). Entre as legendas, deve-se usar ponto e vírgula e fonte Times New Roman, tamanho 10;

9-      o teste estatístico utilizado deve ser mencionado na legenda;

10-  os resultados não devem ser colocados no corpo da tabela, mas sim no cabeçalho sob a forma de %, n, média, mediana, p-valor, entre outros;

11-  citar a fonte no rodapé da tabela, abaixo da legenda (se existir) ou abaixo da linha inferior da tabela. Ex.: Fonte: DATASUS

Fotos

  1. devem possuir alta resolução (mínimo de 300 dpi) e estar plenamente legíveis e nítidas;
  2. podem estar em preto e branco ou coloridas;
  3. fotos de pessoas devem ser tratadas para impedir a identificação;
  4. se a foto tiver proteção de direitos autorais, deverá ser acompanhada de uma carta de autorização para publicação.

 

Referências: As referências, em todas as categorias de trabalho científico, deverão ser numeradas consecutivamente, na ordem em que aparecem no texto, em números arábicos e sobrescritos. Deverão estar de acordo com o estilo Vancouver publicado em Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals [Normas para Uniformização de Manuscritos Submetidos às Revistas Biomédica] pelo International Committee of Medical Journal Editors [ICMJE] (http://www.icmje.org) e que pode ser consultado em www.scielo.br/pdf/rcbc/v35n6/v35n6a14.pdf (Versão em Português) ou em www.icmje.org/urm_full.pdf (Versão em Inglês).

Os títulos dos periódicos devem ser abreviados pela lista de abreviaturas de periódicos do Index Medicus (base de dados Medline), que pode ser consultado no endereço: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=journals sendo que coloca-se um ponto após o título para separá-lo do ano, ou no Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde [Biblioteca Virtual em Saúde] (http://portal.revistas.bvs.br/index.php?lang=pt).

Não há necessidade de referenciar a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que trata das diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Sugere-se incluir aquelas referências estritamente pertinentes à problemática abordada e evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Deverão ser listados somente os trabalhos consultados e citados no texto. As citações e menções no texto de informações colhidas em outras fontes, bem como as referências bibliográficas deverão seguir o exposto abaixo:

Citar para as referências os primeiros seis (6) autores e a seguir et al.

Artigos de periódicos

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Nome do periódico abreviado. Data da publicação (ano mês); Numeração correspondente ao volume (Numeração correspondente ao fascículo): página inicial-final.

Brown JE. Vancouver style: formatting references. J Med Style. 2007 Jan;5(10 Suppl 1):516-28.

Duggirala S, Lee BK. Optimizing cardiac resynchronization therapy for congestive heart failure. Curr Probl Cardiol. 2013; 38(6):215-37.

Quando o documento possui mais de seis autores, citar os seis primeiros seguido de et al.

Pinto RZ, Maher CG, Ferreira ML, Hancock M, Oliveira VC, McLachlan AJ, et al. Epidural corticosteroid injections in the management of sciatica: a systematic review and meta-analysis. Ann Intern Med. 2012; 157(12):865-77.

Organização(ões) como Autora(es)

Nome(s) da(s) organização(ões) quando esta(s) assume(m) a autoria do documento consultado. Título do artigo. Nome do periódico abreviado. Ano publicação; Numeração correspondente ao volume (Numeração correspondente ao fascículo): paginação inicial-final. Quando a autoria for de duas ou mais organizações, separe-as por ponto-e-vírgula, e para a identificar a hierarquização dentro da organização, separar por vírgula.

Diabetes Prevention Program Research Group. Hypertension, insulin, and proinsulin in participants with impaired glucose tolerance. Hypertension. 2002;40(5):679-86.

Ausência de autoria

Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número): página inicial-final do artigo.

21st century heart solution may have a sting in the tail. BMJ. 2002;325(7357):184.

Artigo com suplemento

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume (número e número do suplemento): página inicial-final do artigo.

Adedapo KS, Fadiji IO, Orunmuyi AT, Onimode Y, Osifo BO.Radioactive iodineablation therapy: a viable option in the management of Graves’ disease in Nigeria. Afr J Med Med Sci. 2012; 41 (12 Suppl 7):193-6.

Tipo de artigo indicado (carta, resumo, editorial), se necessário

Autor(es) do artigo. Título do artigo [tipo do artigo]. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número): página inicial-final do artigo.

Tor M, Turker H. International approaches to the prescription of long-term oxygen therapy [carta]. Eur Respir J. 2002;20(1):242.

Lofwall MR, Strain EC, Brooner RK, Kindbom KA, Bigelow GE. Characteristics of older methadone maintenance (MM) patients [resumo]. Drug Alcohol Depend. 2002;66 Suppl 1:S105.

Artigo com errata

Gujral H, Tea C, Sheridan M. Evaluation of nurse’s attitudes toward adult patients of size. Surg Obes Relat Dis. 2011; 7(4):536-40. Erratum in: Surg Obes Relat Dis. 2012;8(1):129-30.

Artigos eletrônicos

Autor(es). Título do artigo ou matéria. Nome da revista abreviado. Ano mês; Numeração correspondente ao volume (Numeração correspondente ao fascículo):e(Número do link).Acesso em: dia mês (abreviado) ano. Disponível em: endereço eletrônico do site.

Harries LW, McCulloch LJ, Holley JE, Rawling TJ, Welters HJ, Kos K. A role for SPARC in the moderation of human insulin secretion. PLoS One [Internet]. 2013; 28;8(6):e68253. Acesso em: 21 nov 2014. Disponível em: http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0068253

Brasil Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil [Internet]. Brasília: MS; 2012 Acesso em: 21 jan 2013. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/ manual_de_recomendacoes_tb.pdf

Livros e Monografias

Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (Editora). Cidade de publicação: Editora; Data (ano) de publicação.

Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4ª ed. St. Louis: Mosby; 2002.

Knobel E, Assunção MS, Fernandes HS. Monitorização hemodinâmica no paciente grave. São Paulo: Atheneu; 2013.

Lopes AC, Guimarães HP, Lopes RD. Tratado de Medicina de urgência e emergência Pronto socorro e UTI. São Paulo: Atheneu; 2010. 232p. Livros eletrônicos Ashley EA, Niebauer J. Cardiology explained [Internet]. London: Remedica; 2004. Acesso em: 21 nov 2012. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK2204/

Capítulos de livros

Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. “In”: nome(s) do(s) autor(es) ou editor(es). Título do livro. Edição (Editora). Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação. página inicial-final do capítulo.

Lopes RA, Martins HS. Gastroenterologia. In: Martins HS, Cavalcanti EF, Brandão Neto RA, Scalabrini Neto A, Velasco IT, editores. Atualizações em Clínica Médica. 2ª ed. Barueri: Manole; 2007. p. 232-4.

Capítulos de livros eletrônicos

Laximnarayan R, Chow J, Shahid-Salles AS. Intervention cost-effectives: overview of main messages. In: Jamison DT, Breman JG, Measham AR, Alleyne J, Claeson M, Evans DB, et al., editors. Disease control priorities in developing countries [Internet]. 2nd ed. Washington (DC): World Bank; 2006. Acesso em: 21 jun 2013. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih. gov/books/NBK11784/

Resumos em Anais de Congresso

Autor(es) do trabalho. Título do trabalho. Título do evento; data do evento; local do evento. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

Harnden P, Joffe JK, Jones WG, editores. Germ cell tumours V. Proceedings of the 5th Germ Cell Tumour Conference; 2001 Sep 13-15; Leeds, UK. New York: Springer; 2002.

Dissertação, Tese e Trabalho de Conclusão de Curso

Autor. Título do trabalho [tipo do documento]. Cidade de publicação: Editora; Ano de defesa do trabalho.

Borkowski MM. Infant sleep and feeding: a telephone survey of Hispanic Americans [dissertação]. Mount Pleasant (MI): Central Michigan University; 2002.

Tannouri AJR, Silveira PG. Campanha de prevenção do AVC: doença carotídea extracerebral na população da grande Florianópolis [trabalho de conclusão de curso]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Medicina. Departamento de Clínica Médica, 2005.

Outros materiais publicados em jornal ou revista não científica

Autor do artigo. Título do artigo. Nome do jornal. Data; Seção: página (coluna).

Tynan T. Medical improvements lower homicide rate: study sees drop in assault rate. The Washington Post. 2002 Aug 12;Sect. A:2 (col. 4).

Material audiovisual

Autor(es). Título do material [tipo do material]. Cidade de publicação: Editora; ano.

Exemplo: Chason KW, Sallustio S. Hospital preparedness for bioterrorism [vídeo cassete]. Secaucus (NJ): Network for Continuing Medical Education; 2002.

Matéria de legislação

Título da lei (ou projeto, ou código...), dados da publicação (data da publicação).

Veterans Hearing Loss Compensation Act of 2002, Pub. L. No. 107-9, 115 Stat. 11 (May 24, 2001).

Mapa

Autor(es), Nome do mapa [tipo de material]. Cidade de publicação: Editora; ano de publicação.

Pratt B, Flick P, Vynne C, cartógrafos. Biodiversity hotspots [mapa]. Washington: Conservation International; 2000.

Dicionário e obras de referências similares

Autor (se houver). Título da obra. Edição (se houver). Cidade de publicação: Editora; ano de publicação. Termo pesquisado (se houver); número da página (se houver).

Dorland's illustrated medical dictionary. 29th ed. Philadelphia: W.B. Saunders; 2000. Filamin; p. 675.

Artigos Orginais

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.