MALFORMAÇÃO ARTERIOVENOSA EM CARÓTIDA EXTERNA: UM RELATO DE CASO

Autores

  • Gabriela Cella Universidade de Passo Fundo
  • Augusto Poloniato Gelain Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil
  • Cristina Zanatta Albarello Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil
  • Eduardo Toaza Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil
  • Thiago de Bittencourt Buss Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil
  • Thais Caroline Fin Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/ricsb.v5i1.296

Resumo

As malformações arteriovenosas (MAVs) são compostas por artérias e veias dilatadas diretamente ligadas por micro e macrofístulas hemodinamicamente ativas de alto fluxo e, diferentemente dos hemangiomas, não sofrem involução espontânea, sendo permanentes e caracterizadas por crescimento que acompanha o crescimento do indivíduo, podendo se agravar ao longo da vida do paciente por meio da dilatação progressiva dos vasos malformados. Clinicamente, se apresentam como uma nodulação revestida pela epiderme íntegra ou angiomatosa, com calor na região e podendo existir frêmito e sopro no local, sendo que com a progressão da MAV, as veias de drenagem distendem e podem se tornar evidentes.

O artigo relata o caso de uma paciente feminina dde 38 anos com queixa de massa pulsátil crescente em região mentoniana direita da face. Ao exame físico, observava-se massa subcutânea em região mentoniana direita da face medindo cerca de 2,5cm de diâmetro, indolor à palpação, com frêmito ao toque e sopro à ausculta, sem alterações cutâneas ou sinais flogísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-10-31

Como Citar

Cella, G., Gelain, A. P. ., Albarello, C. Z. ., Toaza, E. ., Buss, T. de B. ., & Fin, T. C. . (2021). MALFORMAÇÃO ARTERIOVENOSA EM CARÓTIDA EXTERNA: UM RELATO DE CASO. Revista Interdisciplinar Em Ciências Da Saúde E Biológicas, 5(1), 15-20. https://doi.org/10.31512/ricsb.v5i1.296

Edição

Seção

Relato de Caso