O PAPEL DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NA 14ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.31512/ricsb.v5i1.293Palavras-chave:
Vigilância em Saúde do Trabalhador; Atividades educativas; Investigação de óbitos; Notificação de agravos; Inspeção sanitária.Resumo
RESUMO
Objetivo: descrever o papel da vigilância em saúde do trabalhador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde. Metodologia: estudo descritivo na modalidade relato de experiência através de análise qualitativa da vivência da vigilância em saúde do trabalhador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde. Resultados: foram descritos as principais atividades e funções desta vigilância, como: realização de atividades educativas e de conscientização as vigilâncias em saúde do trabalhador municipais, serviços regulados e escolas; auxilio aos municípios nas investigações de óbitos relacionados ao trabalho, bem como validação dos mesmos no sistema de informação; reta guarda aos profissionais de saúde sobre como caracterizar e notificar os agravos e acompanhar o desenvolvimento das notificações nos sistemas de notificação; realização de inspeção sanitárias in loco para constatação das condições laborais e saúde do trabalhadores. Considerações Finais: as atividades da vigilância em saúde do trabalhador vão desde questões educativas até situações fiscalizatórias para que se possam traças estratégias de conscientização, prevenção e preservação da saúde dos trabalhadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Rodrigo Pedrolo
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.