O PAPEL DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NA 14ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/ricsb.v5i1.293

Palavras-chave:

Vigilância em Saúde do Trabalhador; Atividades educativas; Investigação de óbitos; Notificação de agravos; Inspeção sanitária.

Resumo

RESUMO

Objetivo: descrever o papel da vigilância em saúde do trabalhador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde. Metodologia: estudo descritivo na modalidade relato de experiência através de análise qualitativa da vivência da vigilância em saúde do trabalhador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde. Resultados: foram descritos as principais atividades e funções desta vigilância, como: realização de atividades educativas e de conscientização as vigilâncias em saúde do trabalhador municipais, serviços regulados e escolas; auxilio aos municípios nas investigações de óbitos relacionados ao trabalho, bem como validação dos mesmos no sistema de informação; reta guarda aos profissionais de saúde sobre como caracterizar e notificar os agravos e acompanhar o desenvolvimento das notificações nos sistemas de notificação; realização de inspeção sanitárias in loco para constatação das condições laborais e saúde do trabalhadores. Considerações Finais: as atividades da vigilância em saúde do trabalhador vão desde questões educativas até situações fiscalizatórias para que se possam traças estratégias de conscientização, prevenção e preservação da saúde dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-10-31

Como Citar

Pedrolo, R. (2021). O PAPEL DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NA 14ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL . Revista Interdisciplinar Em Ciências Da Saúde E Biológicas, 5(1), 27-33. https://doi.org/10.31512/ricsb.v5i1.293

Edição

Seção

Relato de Experiência