SÍNDROME DE RETT NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.31512/ricsb.v4i2.190Palavras-chave:
Síndrome de Rett, Atenção primária à saúde, Relato de casoResumo
Introdução: a síndrome de Rett é uma desordem rara do desenvolvimento neurológico, mas pode passar despercebida pela atenção primária à saúde (APS) caso não haja uma boa suspeita diagnóstica. Objetivo: através do relato de caso de Síndrome de Rett, discutir o curso clínico da doença, os problemas sociais relacionados e a importância da APS no seu rastreio e diagnóstico. Metodologia: o estudo foi construído a partir de uma opção metodológica de natureza qualitativa, com caráter exploratório e estratégia descritiva. Resultados: a síndrome de Rett é uma doença de herança dominante ligada ao cromossomo X, causada por mutações no gene MECP2. Paciente do sexo feminino, com 2 anos de idade, apresentou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e iniciou com quadro de episódios convulsivos. Conclusões: a paciente apresentou as características mais comuns da síndrome de Rett, sendo realizada investigação genética para confirmar o diagnóstico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Eduardo Toaza, Gabriela Cella, Cristina Zanatta Albarello, Augusto Gelain, Thais Caroline Fin, Thiago Buss

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.