AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO EXTRATO DE TABERNAEMONTANA CATHARINENSIS FRENTE A STAPHYLOCOCCUS AUREUS E ESCHERICHIA COLI
DOI:
https://doi.org/10.31512/ricsb.v9i1.1840Palavras-chave:
Tabernaemontana, bactérias, metabólitos secundários de plantasResumo
O trabalho objetivou realizar a avaliação da atividade antimicrobiana in vitro do extrato de Tabernaemontana catharinensis em cepas de Staphylococcus aureus e Escherichia coli e identificar metabólitos secundários presentes na planta. A avaliação do extrato bruto realizou-se em concentrações entre 1.000.000 µg/mL e 0,5 µg/mL, realizando a técnica de microdiluição (CLSI), M07-A9 para bactérias e método de disco difusão, utilizando o teste de susceptibilidade antibacteriana. Em nosso estudo não encontramos atividade do extrato bruto frente as cepas de Staphylococcus aureus e Escherichia coli testadas, isso pode estar relacionado ao alto valor da concentração inibitória mínima encontrada que foi > 1.000.000 µg/mL. Esse resultado também pode ter uma relação com a presença de compostos metabólicos diferentes, local e época de coletas, entretanto, não podemos estabelecer regras definitivas, devido à falta de estudos quantitativos. Verificou-se que o extrato bruto de Tabernaemontana catharinensis não demonstrou efeitos antimicrobianos eficazes contra as cepas das bactérias Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Portanto, é necessário investigar o efeito antimicrobiano produzido por outras partes da planta, testar outras concentrações e em diferentes extratos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Geleane Link, Keli Jaqueline Staudt

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.