ESTRATÉGIAS PARA REORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Á SAÚDE MATERNA FRENTE À PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.31512/ricsb.v4i2.168Palavras-chave:
Infecções por coronavírus, Cuidados de Enfermagem, MaternidadesResumo
Objetivo: Realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a reorganização e assistência nas maternidades frente à pandemia da Covid-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa realizada por uma discente, sob supervisão dos docentes, na disciplina de Estágio Supervisionado IE, do 9º semestre do curso de Graduação em Enfermagem. A coleta de dados, foi realizada de forma não sistemática no mês de abril de 2020, na base de dados científica, PubMed, Bireme e Lilacs, e em documentos e Notas Técnicas disponibilizadas por órgãos governamentais e não governamentais. Resultados: Foram encontrados ao todo 213 artigos científicos, entretanto apenas 16 atendiam aos critérios de inclusão para o alcance do objetivo proposto. Sendo que o maior número de publicações incluídas foi da base de dados PubMed. Considerações finais: É de extrema importância que as maternidades se preparem para uma assistência rápida e eficaz, a fim de evitar ao máximo uma longa permanência dos pacientes em ambiente hospitalar, dando ênfase às medidas de prevenção do coranavírus. As recomendações contidas neste artigo relatam as mudanças de várias instituições que se empenharam para colocar em prática descobertas sobre a repercussão desta doença em gestantes e puérperas. Assim, a pandemia da Covid-19 deverá fortalecer o trabalho nas maternidades entre a equipe de saúde e os gestores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 KELLY CRISTINA MELLER SANGOI, Nadine Both da Silva, Sandra Da Silva kinalski, Vivian Lemes Lobo Bittencourt
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.