DOENÇA PULMONAR CAVITÁRIA, GRANULOMATOSA E NÃO CASEOSA, ASSOCIADA A ALTERAÇÕES MULTISSISTÊMICAS E PROTEIFORMES
UM CASO SUSPEITO DE SARCOIDOSE
DOI:
https://doi.org/10.31512/ricsb.v7i2.1532Palavras-chave:
granuloma, doença pulmonar, sarcoidose pulmonarResumo
A sarcoidose pode apresentar alterações multissistêmicas como a doença renal crônica, hepato e esplenomegalia, síndrome do olho seco, anemia crônica e alterações cutâneas, simulando doenças reumatológicas ou vasculites sistêmica. Esse trabalho relata o caso de um jovem paciente portador de doença cavitária e granulomatosa pulmonar não caseosa, associada a alterações multissistêmicas, que sugerem um diagnóstico de sarcoidose. Obteve-se as informações via prontuário, anamnese e exame físico do paciente. Registrou-se em fotografias os métodos diagnósticos e relatórios de interconsultas com especialistas que avaliaram o caso durante a internação. Ainda, revisou-se a literatura atualizada e específica. O caso e a literatura analisada evidenciam uma patologia proteiforme e extremamente complexa, altamente sugestiva de sarcoidose, a qual acompanha-se de alterações pulmonares como cavitações, padrão intersticial e fibrótico em forma de vidro fosco, formação de granulomas não caseosos e, raramente, necróticos como o caso avaliado. Infelizmente, e como consta na epidemiologia da doença, a causa da morte do paciente foi de origem respiratória. Mesmo assim, o principal fato que dificultou o tratamento do paciente não foi a complexidade da enfermidade nem a falta de recursos no SUS, foi o intenso dogma religioso e o viés cultural do paciente e da família que contribuíram ao desfecho fatal do caso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Tiago Bittencourt de Oliveira, Diego Germán Ledesma, Paulo Ricardo Moreira, Paulo Ricardo Nazário Viecili
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.