PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE VISITAS DOMICILIARES NO PUERPÉRIO
DOI:
https://doi.org/10.31512/ricsb.v6i2.1417Resumo
Objetivo: relatar a experiência da acadêmica de enfermagem na promoção da educação em saúde durante as visitas domiciliares no puerpério. Materiais e métodos: Trata-se de um relato de experiência advindo dos estágios práticos no curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade privada, na disciplina de Estágio Supervisionado II B, durante as 154 horas de estágio no segundo semestre de 2020. O estágio possibilitou a vivência de uma acadêmica de enfermagem do nono semestre com a identificação da relevância da presença do enfermeiro na atenção primária a saúde durante o puerpério, dispondo de informações e orientações para a puérpera e seus familiares. O estágio foi desenvolvido em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde. Resultados: Para melhor entendimento e organização sobre os temas abordados na educação em saúde durante a visita domiciliar as mesmas foram divididas em quatro categorias temáticas, sendo: Concepções sobre o parto, mudanças no corpo e cuidados com a ferida operatória; Cuidados com as mamas para o aleitamento materno; Higiene do corpo, pele e cuidados com o coto umbilical; Esquema vacinal e teste do pezinho. Conclusão: Considera-se que desenvolver educação em saúde com as puérperas durante as visitas é possível, além de ser relevante que o enfermeiro disponha de seus conhecimentos para que essa mãe saiba para onde e para quem recorrer, fortalecendo o vínculo e a integralidade que é um dos princípios do sistema de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Katryn Corrêa da Silva, Kelly Cristina Meller Sangoi, Lilian Zielke Hesler, Alessandra Frizzo da Silva, Vivian Lemes Lobo Bittencourt
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.