VIVÊNCIAS DA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE A COMUNIDADE ATRAVÉS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/ricsb.v7i1.1392Palavras-chave:
Educação em Saúde; Doenças crônicas; Integração Comunitária;Resumo
Objetivo: Descrever as ações do grupo eixo doenças crônicas não transmissíveis do PET - Saúde gestão e assistência em saúde acerca da realização das atividades propostas em proveito da educação em saúde. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, vivenciado por meio de atividades educativas sobre as patologias crônicas não transmissíveis associadas ao eixo (Depressão; Hipertensão arterial; Diabetes mellitus; Doenças metabólicas) direcionada a comunidade, promovido pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET - Saúde/ Gestão e assistência em saúde), eixo doenças crônicas não transmissíveis. O desempenho das práticas foram executadas no segundo semestre do ano de 2022, em um bairro do interior do noroeste do Rio Grande do Sul em conjunto com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo. Resultados/ discussões: Promoveu – se uma ação de educação em saúde, através de uma atividade de gincana, de modo lúdica, interativas para facilitar a compreensão dos assuntos a serem abordados pelo grupo objetivando possibilitar a autonomia dos integrantes. Conclusão: o estudo demostra grande valia para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, pois mostra a necessidade contínua das práticas educativas, a fim de sensibilizar a comunidade para melhoria do autocuidado as DCNT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Jenifer Rei da Silva
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.