ANÁLISE DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO EXTRATO BRUTO DA ESPÉCIE ARCTIUM MINUS
DOI:
https://doi.org/10.31512/ricsb.v6i2.1254Palavras-chave:
Plantas medicinais; bactérias gram-negativas e positivas; infecção; bardana.Resumo
Objetivo: Analisar a atividade antibacteriana do extrato da semente da espécie A. minus, pelo método de disco difusão frente a bactérias gram-negativas e positivas. Materiais e métodos: A avaliação do extrato bruto realizou-se em concentrações de 10, 50 e 100 mg/mL, utilizando o teste de susceptibilidade antibacteriana, foi realizada através do método de disco difusão. Resultados: As amostras testadas não mostraram atividade bacteriana, ao contrário do que era esperado. Discussão: As plantas medicinais que possuem atividade antibacteriana podem atuar de forma conjunta na redução dos sintomas inflamação, por meio da redução de agentes agressores como as bactérias, isso resultará em diminuição de liberação de mediadores pró-inflamatórios, reduzindo seus efeitos, no entanto isso não pode ser observado nesse estudo. Conclusão: A. minus apresentou resultados negativos para cepas de bactérias gram-negativas e positivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Alessandra Cardoso Jusvick, Farmacêutica Michele Beerbaum Heidmann Possebom, Farmacêutica Camila Kupski, Mestre Andressa Rodrigues Pagno, Doutora Mariana Piana
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.