PERFIL FARMACOTERAPÊUTICO E INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DE IDOSOS DIABÉTICOS DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.31512/ricsb.v6i1.1097Resumo
Objetivo: descrever o perfil farmacoterapêutico de pacientes idosos diagnosticados com Diabetes Mellitus Tipo II (DM tipo II), potenciais interações medicamentosas, e a pratica de atividade física no intuito de melhorar sua condição no processo saúde-doença. Metodologia: trata-se de um estudo observacional, transversal, analítico, quantitativo, de base populacional. O estudo está vinculado a pesquisa matricial de base populacional intitulada “Estudo da relação entre o diabetes mellitus e o declínio cognitivo em idosos”. A população foi constituída por 100 idosos com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de DM tipo II e cadastrados no Serviço Municipal de Atenção ao Paciente Diabético e Hipertenso (SEMAPADH) de Santo Ângelo. Resultados: a idade média foi de 74,57+-7,28 anos. Quanto as características sociodemográficas, predominavam sexo masculino 55%, casados 57%, ensino fundamental incompleto 85%, não morar sozinho 83% e renda de até 2 salários mínimos 72%. Ainda, observou-se que somente 28% praticavam atividade física, 39% estavam em sobrepeso e 32% com obesidade. Com relação aos medicamentos em uso encontrou-se no mínimo um e no máximo 13, foi possível observar que 82% faziam uso de metformina e 35% de glibenclamida e que a potencial interação medicamentosa de maior predominância foi a de ácido acetil salicílico (AAS) com glibenclamida 20%. Conclusão: devido a isso, é elementar o acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes com DM Tipo II, para concretizar um tratamento conveniente ao perfil de cada paciente.
Descritores: Diabetes mellitus; idosos; farmacoterapia
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Juliane Oliveira Brum, Amanda Roratto, Andressa Rodrigues Pagno, Mariana Piana, Karine Santos de Bona Libardoni.
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.