AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DO ÓLEO ESSENCIAL DE Eugenia uniflora SOBRE MICRORGANISMOS CAUSADORES DA MASTITE BOVINA
DOI:
https://doi.org/10.31512/ricsb.v6i1.1017Palavras-chave:
Antibiograma, Óleos voláteis, Controle microbiológicoResumo
: A mastite bovina é um problema comum em ordenhas, caracterizada por uma infecção no úbere e pode ser causada por uma diversidade de microrganismos, como o Staphylococcus aureus e o Streptococcus agalactiae. Atualmente, a adoção de terapias alternativas, por meio de fitoterápicos, tem sido explorada como forma de auxiliar no tratamento, principalmente, associando-se o uso de óleo essencial como inibidor de crescimento bacteriano ou potencializador. A Eugenia uniflora (Pitangueira) é uma árvore nativa do Brasil que possui potencial antibacteriano. Este estudo teve por objetivo realizar a extração do óleo volátil e hidrolato da E. uniflora, para testar seu potencial antimicrobiano sobre microrganismos isolados de amostras de leite de vacas clinicamente diagnosticadas com mastite. A extração dos metabólitos secundários foi realizada por meio da destilação em Clevenger, para o isolamento dos microrganismos utilizou-se a placa AccuMast® Plus e, para os testes de antibiograma, utilizou-se discos contendo óleo, hidrolato e associações destes com diferentes antibióticos em placas semeadas com Staphylococcus aureus e Streptococcus agalactiae. Os resultados foram analisados por meio da medida dos halos de inibição e comparações estatísticas. Percebeu-se que tanto o óleo essencial, quanto o hidrolato não foram capazes de inibir o crescimento bacteriano, porém agiram como potencializadores dos antibióticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Gabriela Vianna, Vanessa Backes Diel, Marceli Raquel Burin
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.