O OLHAR DO ORIENTADOR

ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E O REFLEXO DE SUAS VIVÊNCIAS FAMILIARES NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Carini de Fátima Ribeiro Hinnah Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Denise da Costa Dias Scheffer Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Diego Pascoal Golle Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v24i2.950

Palavras-chave:

Sujeitos. Educação. Saberes. Coletividade.

Resumo

A realidade escolar brasileira a partir de sua contextualização na contemporaneidade, reflete as adversidades no contexto familiar e escolar, permitindo o debate crítico/reflexivo no campo do papel de cada sujeito na interação coletiva dos saberes e sua representatividade na condição de responsável pelo encaminhamento e melhoramento das relações para o ensino e aprendizagem no ambiente escolar. O objetivo da pesquisa é analisar os vínculos relacionados as relações familiares, socias e coletivas para o desenvolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Para o presente debate, a pesquisa molda-se de cunho exploratória, a partir de recortes bibliográficos, de natureza qualitativa, dimensionados para o campo da educação, da família, do orientador pedagógico e da escola. Elevando, assim, o debate constantemente necessário aos diálogos pertinentes à educação.

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

Hinnah , C. de F. R. ., Scheffer, D. da C. D., & Golle, D. P. (2022). O OLHAR DO ORIENTADOR: ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E O REFLEXO DE SUAS VIVÊNCIAS FAMILIARES NA APRENDIZAGEM. Revista Missioneira, 24(2), 3-14. https://doi.org/10.31512/missioneira.v24i2.950

Edição

Seção

Artigos Científicos