“PENSAR COM SABEDORIA”
A EDUCAÇÃO À LUZ DO PENSAMENTO REFLEXIVO
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v24i2.911Palavras-chave:
condição humana, pensamento reflexivo, educaçãoResumo
O objetivo central do presente artigo é oferecer uma perspectiva a partir da qual a educação poderá ser compreendida como um momento propício para o desenvolvimento do pensamento reflexivo. A questão que responderemos deve-se à pergunta: “É possível ensinar a pensar”? O argumento central proposto é a capacidade reflexiva presente em cada pessoa, tendo como fundamento os escritos de Hannah Arendt. Este estudo, portanto, é de cunho filosófico, que tem por finalidade a inserção dos jovens e crianças no “mundo”. Auscultar-se-á possibilidades da educação no despertar para o pensamento reflexivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Alex Durães Barbosa, Paulo Evaldo Fensterseifer
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.