COLETIVO DE SABERES E FAZERES CURATIVOS

RECONHECIMENTO E FORTALECIMENTO DA LUTA CONTRA A HEGEMONIA DO CAPITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v24i1.893

Palavras-chave:

Educação. Povos e Comunidades Tradicionais. Saberes Ancestrais.

Resumo

A reflexão parte do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Trata-se de uma pesquisa teórica e de campo, onde as análises das rodas de conversas e entrevistas com os moradores e moradoras do Quilombo de Mata Cavalo, e contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), projeto que tem a finalidade de salvaguarda e valorização dos saberes e fazeres curativos tradicionais da referida comunidade quilombola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleison Peralta Peres, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). Professor da Educação Básica do Estado de Mato Grosso na disciplina de História.

Edson Caetano, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Graduação em Ciências Sociais pela PUC/Campinas. Professor do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE).

Publicado

2022-07-18

Como Citar

Peres, G. P. ., & Caetano, E. (2022). COLETIVO DE SABERES E FAZERES CURATIVOS: RECONHECIMENTO E FORTALECIMENTO DA LUTA CONTRA A HEGEMONIA DO CAPITAL. Revista Missioneira, 24(1), 35-43. https://doi.org/10.31512/missioneira.v24i1.893

Edição

Seção

Artigos Científicos