ENSINO SUPERIOR E A TEORIA DA REPRODUÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Ronualdo Marques Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
  • Carlos Eduardo Fortes Gonzalez Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v24i2.881

Palavras-chave:

ensino superior, teoria da reprodução, privatização

Resumo

Este estudo analisa a influência da sociedade a partir das teorias da reprodução escolar nas relações entre as universidades, a pesquisa e a responsabilidade socioambiental sob a égide da privatização do ensino superior e aponta possíveis encaminhamentos à problemática, mostrando também a influência das ideias da reprodução ideológica no meio escolar com o escopo de explicar o processo de privatização do ensino superior brasileiro. Esta noção das teorias da reprodução aplicadas ao presente contexto se embasa no fato de que os vários atores sociais passam pelos ambientes escolares reproduzindo nas suas vidas pós-escolares as concepções de privatização do ensino superior e da pesquisa científica inclusive, como modos de lucratividade a partir do mercado do ensino.

 

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

Marques, R., & Gonzalez, C. E. F. (2022). ENSINO SUPERIOR E A TEORIA DA REPRODUÇÃO ESCOLAR . Revista Missioneira, 24(2), 15-23. https://doi.org/10.31512/missioneira.v24i2.881

Edição

Seção

Artigos Científicos