AS CONTRIBUIÇÕES DO AEE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Rafael Soares Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Izabel Rodrigues da Silva Centro Universitário UniFacid, Teresina, PI, Brasil
  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v23i2.642

Resumo

Este trabalho tem como proposta apresentar os resultados da pesquisa que tem como proposição compreender a contribuição do atendimento educacional especializado para desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental. Os objetivos centram-se em entender a relação da sala de AEE com a sala de aula regular; perceber a contribuição do atendimento educacional especializado para o desenvolvimento das crianças com NEE; identificar estratégias utilizadas no atendimento educacional especializado que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Essa pesquisa é de natureza bibliográfica seguida de pesquisa de campo. Como instrumento na coleta de dados foi proposto um questionário com sete perguntas abertas, aplicado com dois professores e pedagogos. Tivemos como embasamento teórico autores como: FONSECA (2202), GIL (2008), GARCIA (2007), ROTTA (2006), LIBÂNEO (2006), dentre outros.  Os resultados desses estudos nos permitiram entender que ainda falta muito para a inclusão realmente acontecer, mas que a escola se esforça na medida do possível para atender a todo tipo de necessidades, adquirindo recursos de acordo com a especificidade de cada um, para que possa ter um atendimento completo e suficiente para desenvolver suas habilidades. Mas ainda, observou-se a importante relação entre o professor da sala regular e o da sala do AEE, que planeje ações pedagógicas voltadas para atingir objetivos que possam ajudar o aluno no âmbito educacional e social. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Soares Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil.

Pós-Doutorando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (UFRRJ); Pós-Doutorando em Química pelo IQSC-USP; Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais (MACKENZIE); Licenciado em Química e Pedagogia, vasta experiência no Ensino de Ciências, Química, Pedagogia e Educação Especial; Membro do Grupo de Pesquisa - Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ).

Izabel Rodrigues da Silva, Centro Universitário UniFacid, Teresina, PI, Brasil

Especialista em Metodologia da Educação Infantil (2019). Licenciada em Pedagogia - UFPI (2014). Formação em nível Técnico em Biblioteca. Atualmente é professora (acompanhante terapêutica) de uma aluna com Síndrome de Down no ensino superior na UniFacid.

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), Especialista em Metodologia de Ensino de História (UNIASSELVI), Licenciado em História e Sociologia (UNIASSELVI) e Licenciado em Pedagogia (FCE).  Professor de História na Rede Municipal de Ijuí/RS.

Publicado

2022-01-30

Como Citar

Silva, R. S., Silva, I. R. da, & Schütz, J. A. (2022). AS CONTRIBUIÇÕES DO AEE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Missioneira, 23(2), 23-38. https://doi.org/10.31512/missioneira.v23i2.642

Edição

Seção

Artigos Científicos