O PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI) COMO CATALISADOR PARA UMA EDUCAÇÃO QUÍMICA INCLUSIVA: ALINHAMENTOS TEÓRICOS COM AS METAS DO ODS 4 DA AGENDA 2030
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i2.2355Resumo
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) da Agenda 2030 estabelece o compromisso global com uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Este ensaio teórico analisa as potencialidades do Plano de Ensino Individualizado (PEI) como estratégia pedagógica para alinhar o ensino de Química a esses princípios. Argumenta-se que a Química, disciplina historicamente marcada por índices de exclusão, pode ser ressignificada por meio do PEI, instrumento que permite a flexibilização curricular, a diversificação metodológica e a avaliação processual. O estudo, baseado em pesquisa bibliográfica e documental, demonstra as conexões entre as metas do ODS 4 – particularmente as relacionadas à equidade (4.5) e à infraestrutura adaptada (4.a) – e os fundamentos do PEI, que opera na personalização do ensino. Conclui-se que a implementação sistemática do PEI no ensino de Química contribui para a garantia do direito à educação científica, demandando, para tanto, formação docente específica e o estabelecimento de indicadores de monitoramento que avaliem tanto os processos quanto os resultados desta prática inclusiva. A proposta visa superar a lacuna entre a teoria política global e a prática pedagógica local.
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