GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

  • Jose Soniel Melo de Lima Must University, Estados Unidos
  • Karen Lorene Andre Must University, Estados Unidos
  • Patrícia Dias Palaviccini Must University, Estados Unidos
  • Fernando Teruel Must University, Estados Unidos
  • Leonor Maria dos Santos Lacio Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.2342

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a gestão democrática e a participação da comunidade escolar no contexto das escolas públicas, buscando compreender as condições necessárias para a consolidação desse modelo e os desafios que se apresentam à sua efetivação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir da análise de três artigos científicos recentes que abordam a temática, permitindo o diálogo entre diferentes perspectivas teóricas. Foram identificados três eixos principais: a concepção de gestão democrática, a participação da comunidade escolar nos processos decisórios e os desafios e perspectivas para implementação. Os resultados indicaram que a gestão democrática depende da institucionalização de mecanismos participativos, da formação continuada de gestores e professores e da promoção de uma cultura organizacional voltada ao diálogo e à corresponsabilidade. Constatou-se, ainda, que a participação efetiva requer instâncias deliberativas estáveis, clareza de papéis e canais permanentes de comunicação. Entre as limitações, destacam-se a resistência cultural a mudanças, a falta de tempo e de recursos e a ausência de políticas públicas de longo prazo. Conclui-se que a consolidação da gestão democrática exige ações articuladas e comprometimento coletivo, abrindo caminhos para pesquisas futuras que investiguem práticas bem-sucedidas e replicáveis.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Lima, J. S. M. de ., Andre, K. L. ., Palaviccini , P. D. ., Teruel, F. ., & Lacio, L. M. dos S. . (2023). GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. Revista Missioneira, 25(2), 295-304. https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.2342

Edição

Seção

Artigos Científicos