O AMANHÃ DA SALA DE AULA: DE QUE MANEIRA A TECNOLOGIA ESTÁ REORIENTANDO O APRENDER E O ENSINAR

Autores

  • Emerson Aparecido Augusto Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Brasil
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Brasil
  • Jaqueline Contarin Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Brasil
  • Aldeni Barbosa da Silva Instituto Federal da Paraíba, IFPB, Brasil
  • Francisco Pires de Castro Júnior Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil
  • Flalrreta Alves dos Santos Moura Fé Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil
  • Lorena Oss de Sousa Universidade estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil
  • Luann Maia da Silva Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil
  • Rejane Lima Sales Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPEMIG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i2.2280

Resumo

A gradativa frequência da tecnologia no ambiente escolar tem instigado mudanças acentuadas na maneira como se aprende e se ensina. Este trabalho tem por objetivo investigar as consequências das inovações tecnológicas no universo educacional, evidenciando as mutações nos papéis de docentes e discentes, como também o sistema pedagógico. A metodologia empregada circundou acerca de revisão bibliográfica de autores atuais do âmbito da educação e tecnologia, além da exploração de artifícios em consonância com recursos digitais, inteligência artificial e ferramentas ativas mediadas por tecnologia. Os resultados assinalam que, ao englobar sistemas digitais, a sala de aula fica mais holística, singularizada e centrada no estudante, possibilitando a promoção de habilidades como independência, reflexão crítica e cooperação. Conclui-se que a atribuição do docente se converte em condutor de conhecimento para mediador do sistema de aprendizagem e que a tecnologia, à medida que bem empregada, não substitui o docente, mas aperfeiçoa sua intervenção, fomentando uma educação mais sugestiva e delineada às demandas do futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-08-08

Como Citar

Augusto, E. A. ., Guerra, A. de L. e R. ., Contarin, J., Silva, A. B. da, Castro Júnior, F. P. de ., Fé, F. A. dos S. M. ., Sousa, L. O. de ., Silva, L. M. da ., & Sales, R. L. . (2025). O AMANHÃ DA SALA DE AULA: DE QUE MANEIRA A TECNOLOGIA ESTÁ REORIENTANDO O APRENDER E O ENSINAR. Revista Missioneira, 27(2), 51-58. https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i2.2280

Edição

Seção

Artigos Científicos