O AMANHÃ DA SALA DE AULA: DE QUE MANEIRA A TECNOLOGIA ESTÁ REORIENTANDO O APRENDER E O ENSINAR
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i2.2280Resumo
A gradativa frequência da tecnologia no ambiente escolar tem instigado mudanças acentuadas na maneira como se aprende e se ensina. Este trabalho tem por objetivo investigar as consequências das inovações tecnológicas no universo educacional, evidenciando as mutações nos papéis de docentes e discentes, como também o sistema pedagógico. A metodologia empregada circundou acerca de revisão bibliográfica de autores atuais do âmbito da educação e tecnologia, além da exploração de artifícios em consonância com recursos digitais, inteligência artificial e ferramentas ativas mediadas por tecnologia. Os resultados assinalam que, ao englobar sistemas digitais, a sala de aula fica mais holística, singularizada e centrada no estudante, possibilitando a promoção de habilidades como independência, reflexão crítica e cooperação. Conclui-se que a atribuição do docente se converte em condutor de conhecimento para mediador do sistema de aprendizagem e que a tecnologia, à medida que bem empregada, não substitui o docente, mas aperfeiçoa sua intervenção, fomentando uma educação mais sugestiva e delineada às demandas do futuro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Emerson Aparecido Augusto, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Jaqueline Contarin, Aldeni Barbosa da Silva, Francisco Pires de Castro Júnior, Flalrreta Alves dos Santos Moura Fé, Lorena Oss de Sousa, Luann Maia da Silva, Rejane Lima Sales

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.