A QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO A PARTIR DO IDEB

Autores

  • Lílian de Oliveira Pereira Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
  • Mônica Tavares França de Lima Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v23i2.2271

Resumo

A avaliação é uma parte importante do processo de ensino-aprendizagem e seus resultados servem como parâmetros para monitorar a qualidade do ensino ofertado, bem como, para a elaboração de estratégias que possam o otimizar. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo compreender a eficácia do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB), em sua fixação de metas e acompanhamento da qualidade do ensino público brasileiro para o aumento da qualidade ofertada pelo ensino público. Para a realização da pesquisa foi utilizado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Com a pesquisa pode-se compreender que o IDEB representou significativas mudanças para a melhoria da qualidade ofertada no ensino básico nas esferas estadual e municipal. Compreende-se, assim, que é necessário que haja a fixação de metas para a avaliação educacional, de forma a impactar na qualificação dos profissionais da educação, na infraestrutura escolar e em fatores que perpassam os muros da escola e entram para o campo das políticas públicas de acessibilidade e garantia de direitos para as populações mais vulneráveis, para tanto, o IDEB mostra-se eficaz ferramenta de produção e avaliação de dados que permitem a produção, reformulação e monitoramento da qualidade de ensino, apesar de suas limitações que não consideram a totalidade de aspectos socioeconômicos que podem impactar sobre o desempenho escolar.

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Biografia do Autor

Lílian de Oliveira Pereira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil

Mestranda em Gestão Educacional

Mônica Tavares França de Lima, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestranda em Gestão Educacional

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Pereira, L. de O., & Lima, M. T. F. de. (2021). A QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO A PARTIR DO IDEB. Revista Missioneira, 23(2), 79-89. https://doi.org/10.31512/missioneira.v23i2.2271

Edição

Seção

Artigos Científicos