A QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO A PARTIR DO IDEB
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v23i2.2271Resumo
A avaliação é uma parte importante do processo de ensino-aprendizagem e seus resultados servem como parâmetros para monitorar a qualidade do ensino ofertado, bem como, para a elaboração de estratégias que possam o otimizar. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo compreender a eficácia do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB), em sua fixação de metas e acompanhamento da qualidade do ensino público brasileiro para o aumento da qualidade ofertada pelo ensino público. Para a realização da pesquisa foi utilizado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Com a pesquisa pode-se compreender que o IDEB representou significativas mudanças para a melhoria da qualidade ofertada no ensino básico nas esferas estadual e municipal. Compreende-se, assim, que é necessário que haja a fixação de metas para a avaliação educacional, de forma a impactar na qualificação dos profissionais da educação, na infraestrutura escolar e em fatores que perpassam os muros da escola e entram para o campo das políticas públicas de acessibilidade e garantia de direitos para as populações mais vulneráveis, para tanto, o IDEB mostra-se eficaz ferramenta de produção e avaliação de dados que permitem a produção, reformulação e monitoramento da qualidade de ensino, apesar de suas limitações que não consideram a totalidade de aspectos socioeconômicos que podem impactar sobre o desempenho escolar.
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