O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i2.2270Resumo
Este estudo aborda o papel das instituições especializadas na construção da educação inclusiva no Brasil, destacando seus avanços, desafios e perspectivas. A partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, foram analisadas contribuições teóricas, documentos normativos e produções acadêmicas que discutem a atuação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Instituto Benjamin Constant (IBC), APAEs e outras entidades. O objetivo foi compreender como essas instituições têm colaborado para a formação de profissionais, produção de materiais acessíveis, assessoramento pedagógico e fortalecimento de práticas inclusivas nas escolas regulares. Os resultados evidenciam uma ressignificação dessas instituições, que deixaram de atuar exclusivamente em contextos segregados para se tornarem parceiras estratégicas do sistema educacional. Ainda assim, enfrentam desafios como a escassez de recursos, preconceitos institucionais e fragilidades nas políticas públicas. A pesquisa contribui para ampliar o debate acadêmico, ao apresentar uma visão integrada e contextualizada da importância dessas entidades para a inclusão escolar no Brasil. Conclui-se que o fortalecimento dessas instituições, em diálogo com políticas públicas e formação docente, é fundamental para a efetivação de uma educação inclusiva que garanta o direito à aprendizagem e à cidadania para todos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Melca Moura Brasil, Jaqueline Contarin, Silvana Sousa Andrade, Flalrreta Alves dos Santos Moura Fé, Emerson Aparecido Augusto, Lorena Oss de Sousa

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.