O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, SP, Brasil
  • Melca Moura Brasil Universidade Federal de Goiás, Goiânia, UFG, GO, Brasil
  • Jaqueline Contarin Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, SP, Brasil
  • Silvana Sousa Andrade Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, BA, Brasil
  • Flalrreta Alves dos Santos Moura Fé Universidade Federal do Piauí, UFPI, PI, Brasil
  • Emerson Aparecido Augusto Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, SP, Brasil
  • Lorena Oss de Sousa Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i2.2270

Resumo

Este estudo aborda o papel das instituições especializadas na construção da educação inclusiva no Brasil, destacando seus avanços, desafios e perspectivas. A partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, foram analisadas contribuições teóricas, documentos normativos e produções acadêmicas que discutem a atuação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Instituto Benjamin Constant (IBC), APAEs e outras entidades. O objetivo foi compreender como essas instituições têm colaborado para a formação de profissionais, produção de materiais acessíveis, assessoramento pedagógico e fortalecimento de práticas inclusivas nas escolas regulares. Os resultados evidenciam uma ressignificação dessas instituições, que deixaram de atuar exclusivamente em contextos segregados para se tornarem parceiras estratégicas do sistema educacional. Ainda assim, enfrentam desafios como a escassez de recursos, preconceitos institucionais e fragilidades nas políticas públicas. A pesquisa contribui para ampliar o debate acadêmico, ao apresentar uma visão integrada e contextualizada da importância dessas entidades para a inclusão escolar no Brasil. Conclui-se que o fortalecimento dessas instituições, em diálogo com políticas públicas e formação docente, é fundamental para a efetivação de uma educação inclusiva que garanta o direito à aprendizagem e à cidadania para todos.

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Publicado

2025-07-30

Como Citar

Guerra, A. de L. e R., Brasil, M. M. ., Contarin, J., Andrade, S. S. ., Fé, F. A. dos S. M., Augusto, E. A., & Sousa, L. O. de. (2025). O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS. Revista Missioneira, 27(2), 19-29. https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i2.2270

Edição

Seção

Artigos Científicos