CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO FENÔMENOS SOCIAIS: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CTS

Autores

  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
  • Emerson Aparecido Augusto Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
  • Rafaela Vareda Goffredo Santini Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
  • Rogério Lopes de Souza Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
  • Ubirajara Donisete Ferreira Leão Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
  • Marina Beatriz Ferreira Pipino Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
  • Renan Antônio da Silva Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i2.2202

Resumo

Este trabalho tem como objetivo introduzir os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (CTS) e discutir suas implicações teóricas, epistemológicas e pedagógicas a partir de uma abordagem crítica da ciência como fenômeno social. A pesquisa desenvolvida é de natureza bibliográfica, com levantamento e análise de obras clássicas e contemporâneas, utilizando como principais fontes plataformas como SciELO, Google Acadêmico, periódicos especializados e livros de referência. Foram analisadas contribuições centrais de autores como Thomas Kuhn, Bruno Latour, Sandra Harding, Donna Haraway, Sheila Jasanoff, G. S. Aikenhead, A. G. Ryan e Langdon Winner, os quais problematizam a noção de ciência neutra, objetiva e universal. A partir dessas contribuições, o estudo evidencia que a produção do conhecimento científico e tecnológico está situada historicamente, influenciada por contextos sociais, políticos e culturais, e marcada por disputas de poder. Os resultados reforçam a importância de uma ciência mais democrática, plural e comprometida com os desafios sociais, bem como a necessidade de integrar a perspectiva CTS nas práticas educativas, especialmente no ensino de ciências. Assim, este trabalho contribui para o fortalecimento de uma abordagem crítica que valoriza o diálogo entre ciência, tecnologia e sociedade, visando à formação de sujeitos mais conscientes e engajados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS – UFSCar)

Emerson Aparecido Augusto, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS – UFSCar)

Rafaela Vareda Goffredo Santini, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS – UFSCar)

Rogério Lopes de Souza, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS – UFSCar)

Ubirajara Donisete Ferreira Leão, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS – UFSCar)

Marina Beatriz Ferreira Pipino, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS – UFSCar)

Renan Antônio da Silva, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Docente permanente do Programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS – UFSCar)

Publicado

2025-06-14

Como Citar

Guerra, A. de L. e R. ., Augusto, E. A. ., Santini, R. V. G. ., Souza, R. L. de ., Leão, U. D. F. ., Pipino, M. B. F. ., & Silva, R. A. da . (2025). CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO FENÔMENOS SOCIAIS: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CTS. Revista Missioneira, 27(2), 11-17. https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i2.2202

Edição

Seção

Artigos Científicos