CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO FENÔMENOS SOCIAIS: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CTS
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i2.2202Resumo
Este trabalho tem como objetivo introduzir os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (CTS) e discutir suas implicações teóricas, epistemológicas e pedagógicas a partir de uma abordagem crítica da ciência como fenômeno social. A pesquisa desenvolvida é de natureza bibliográfica, com levantamento e análise de obras clássicas e contemporâneas, utilizando como principais fontes plataformas como SciELO, Google Acadêmico, periódicos especializados e livros de referência. Foram analisadas contribuições centrais de autores como Thomas Kuhn, Bruno Latour, Sandra Harding, Donna Haraway, Sheila Jasanoff, G. S. Aikenhead, A. G. Ryan e Langdon Winner, os quais problematizam a noção de ciência neutra, objetiva e universal. A partir dessas contribuições, o estudo evidencia que a produção do conhecimento científico e tecnológico está situada historicamente, influenciada por contextos sociais, políticos e culturais, e marcada por disputas de poder. Os resultados reforçam a importância de uma ciência mais democrática, plural e comprometida com os desafios sociais, bem como a necessidade de integrar a perspectiva CTS nas práticas educativas, especialmente no ensino de ciências. Assim, este trabalho contribui para o fortalecimento de uma abordagem crítica que valoriza o diálogo entre ciência, tecnologia e sociedade, visando à formação de sujeitos mais conscientes e engajados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Emerson Aparecido Augusto, Rafaela Vereda Goffredo Santini, Rogério Lopes de Souza, Ubirajara Donisete Ferreira Leão, Marina Beatriz Ferreira Pipino, Renan Antônio da Silva

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.