FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CENTROS DE CIÊNCIAS NO BRASIL

UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

  • Rafael Soares Silva Faculdade de Educação de Itapipoca, CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i1.2183

Resumo

Neste trabalho investigamos iniciativas relacionadas à formação de professores ocorridas em centros de ciências no Brasil. Para isso, lançamos mão de dissertações e teses (DT) defendidas em Programas de Pós-graduação no país, de 2000-2020. Foram localizadas 27 DT que continham, no título, menção aos “centros de ciência”, dentre as quais apenas 6 tratam da formação de professores. As análises revelam que ainda são incipientes as pesquisas que analisam como e quais são as implicações de formações de professores ocorridas em centros de ciências, o que revela uma lacuna, a qual, uma vez preenchida, pode fornecer elementos para a inovação na formação de professores em espaços não formais de educação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Soares Silva, Faculdade de Educação de Itapipoca, CE, Brasil

Professor Adjunto de Ensino de Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Pós-Doutor em Química pela Universidade de São Paulo (IQSC-USP), sob a supervisão da profa. dra. Salete Linhares Queiroz. Pós-Doutor em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sob a supervisão da profa. dra. Marcia Denise Pletsch. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL), Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais (MACKENZIE); Especialista em Ensino de Química, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Salas de Recursos Multifuncionais e Educação Especial e Inclusiva. Licenciado em Química (UESPI), em Educação Especial (UNISANTA), em Ciências Biológicas (UNICSUL) e em Pedagogia (UNINOVE). Pesquisa Ensino de Ciências, Ensino de Química e Educação Especial. Ex Membro do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ). Coordenador do GeQuIN - Grupo de Estudos em Química, Inclusão e Novas Metodologias.

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Silva, R. S. . (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CENTROS DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE EM TESES E DISSERTAÇÕES . Revista Missioneira, 27(1), 185-203. https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i1.2183

Edição

Seção

Artigos Científicos