ENTRE DESAFIOS E INOVAÇÕES: O DOCENTE NA ERA DAS METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2122Resumo
As metodologias ativas têm ganhado destaque na educação contemporânea por promoverem maior engajamento e participação dos estudantes no processo de aprendizagem. No entanto, sua implementação enfrenta desafios significativos, especialmente no que se refere à formação docente e à infraestrutura das instituições de ensino. A integração das tecnologias digitais ao ensino ativo tem ampliado as possibilidades pedagógicas, mas também exige capacitação contínua dos professores e suporte institucional adequado para sua efetiva aplicação. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os desafios enfrentados pelos docentes ao implementar metodologias ativas com o suporte da tecnologia. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em autores como Machado (2022), Studart (2019) e Biffi et al. (2020), que investigam a interseção entre metodologias ativas e tecnologias educacionais. O estudo identificou barreiras estruturais e pedagógicas que dificultam a adoção dessas práticas, bem como a necessidade de formação docente contínua e investimentos institucionais. Os resultados apontaram que a tecnologia desempenha um papel essencial na efetivação dessas metodologias, mas sua implementação exige mudanças estruturais e pedagógicas. Como continuidade da pesquisa, sugere-se aprofundar estudos sobre estratégias de implementação e impactos dessas abordagens no desempenho acadêmico dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Adriana Lúcia Barbosa, Marcélia Oliveira Campos Silva, Paulo José Domingos, Priscila Silveira de Castro Pereira, Elisângela Alves de Morais Zanin, Elizeth Souza Rodrigues

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.