ENTRE DESAFIOS E INOVAÇÕES: O DOCENTE NA ERA DAS METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Adriana Lúcia Barbosa Must University, Estados Unidos
  • Marcélia Oliveira Campos Silva Must University, Estados Unidos
  • Paulo José Domingos Must University, Estados Unidos
  • Priscila Silveira de Castro Pereira Must University, Estados Unidos
  • Elisângela Alves de Morais Zanin Must University, Estados Unidos
  • Elizeth Souza Rodrigues Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2122

Resumo

As metodologias ativas têm ganhado destaque na educação contemporânea por promoverem maior engajamento e participação dos estudantes no processo de aprendizagem. No entanto, sua implementação enfrenta desafios significativos, especialmente no que se refere à formação docente e à infraestrutura das instituições de ensino. A integração das tecnologias digitais ao ensino ativo tem ampliado as possibilidades pedagógicas, mas também exige capacitação contínua dos professores e suporte institucional adequado para sua efetiva aplicação. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os desafios enfrentados pelos docentes ao implementar metodologias ativas com o suporte da tecnologia. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em autores como Machado (2022), Studart (2019) e Biffi et al. (2020), que investigam a interseção entre metodologias ativas e tecnologias educacionais. O estudo identificou barreiras estruturais e pedagógicas que dificultam a adoção dessas práticas, bem como a necessidade de formação docente contínua e investimentos institucionais. Os resultados apontaram que a tecnologia desempenha um papel essencial na efetivação dessas metodologias, mas sua implementação exige mudanças estruturais e pedagógicas. Como continuidade da pesquisa, sugere-se aprofundar estudos sobre estratégias de implementação e impactos dessas abordagens no desempenho acadêmico dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Lúcia Barbosa, Must University, Estados Unidos

Graduação em Ciências – Habilitação em Química. Especialização em Ensino de Química e Educação Inclusiva com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Marcélia Oliveira Campos Silva, Must University, Estados Unidos

Graduação Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Paulo José Domingos, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Matemática. Especialização em Matemática. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Priscila Silveira de Castro Pereira, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Pedagogia pela ULBRA, licenciada em Letras pela FAVENI, Especialista em Orientação Educacional, pela UNIVERSO, Educação Inclusiva, FAVENI e Gestão Escolar pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Elisângela Alves de Morais Zanin, Must University, Estados Unidos

Graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás. Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Educacional da Lapa. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Elizeth Souza Rodrigues, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia e Geografia. Especialização em Psicopedagogia. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Barbosa, A. L. ., Silva, M. O. C. ., Domingos, P. J. ., Pereira, P. S. de C. ., Zanin, E. A. de M. ., & Rodrigues, E. S. . (2024). ENTRE DESAFIOS E INOVAÇÕES: O DOCENTE NA ERA DAS METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. Revista Missioneira, 26(3), 219-227. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2122

Edição

Seção

Artigos Científicos