APRENDIZAGEM HÍBRIDA

O MELHOR DOS MUNDOS ENTRE O PRESENCIAL E O ONLINE

Autores

  • Luciana Costa Martinelli Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Selma Santos da Silva Must University, Estados Unidos
  • Daiane de Lourdes Alves Velho Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil
  • Simone Souza Campos Leandro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Meirelene Pereira Fróes Lima Universidade Estadual do Maranhão, São Luis, MA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i1.2119

Resumo

A aprendizagem híbrida apresenta-se como uma abordagem inovadora que integra práticas educacionais presenciais e digitais, formulando um ambiente de aprendizado que se adapta às demandas contemporâneas dos estudantes. Este tema é escolhido em virtude da crescente necessidade de metodologias que conciliem a tecnologia com o ensino tradicional, visando otimizar a experiência educacional. O objetivo principal deste estudo é analisar os impactos da aprendizagem híbrida nas metodologias educacionais e no engajamento dos alunos. A metodologia adotada é de abordagem bibliográfica, envolvendo uma revisão crítica da literatura existente sobre o tema. Os principais resultados indicam que a integração de ferramentas digitais enriquece o processo educativo, propiciando aos alunos a possibilidade de acessar os conteúdos em seu próprio ritmo e contribuindo para melhorias significativas nos resultados de aprendizagem. Além disso, a formação dos educadores e a infraestrutura tecnológica são fatores determinantes para a efetividade desse modelo. Conclui-se que a aprendizagem híbrida não apenas melhora a experiência do estudante, mas também promove uma transformação nas práticas pedagógicas, permitindo a personalização e a autonomia no aprendizado. A sinergia entre métodos tradicionais e digitais é essencial para uma educação mais integrada, capaz de responder às exigências do século XXI. A diversidade de formatos e aplicações da aprendizagem híbrida reforça que não há um único modelo ideal, mas sim a necessidade de adaptações conforme o contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-04-18

Como Citar

Martinelli, L. C. ., Silva, S. S. da ., Velho, D. de L. A. ., Leandro, S. S. C. ., & Lima, M. P. F. . (2025). APRENDIZAGEM HÍBRIDA: O MELHOR DOS MUNDOS ENTRE O PRESENCIAL E O ONLINE. Revista Missioneira, 27(1), 161-171. https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i1.2119

Edição

Seção

Artigos Científicos