APRENDIZAGEM HÍBRIDA
O MELHOR DOS MUNDOS ENTRE O PRESENCIAL E O ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i1.2119Resumo
A aprendizagem híbrida apresenta-se como uma abordagem inovadora que integra práticas educacionais presenciais e digitais, formulando um ambiente de aprendizado que se adapta às demandas contemporâneas dos estudantes. Este tema é escolhido em virtude da crescente necessidade de metodologias que conciliem a tecnologia com o ensino tradicional, visando otimizar a experiência educacional. O objetivo principal deste estudo é analisar os impactos da aprendizagem híbrida nas metodologias educacionais e no engajamento dos alunos. A metodologia adotada é de abordagem bibliográfica, envolvendo uma revisão crítica da literatura existente sobre o tema. Os principais resultados indicam que a integração de ferramentas digitais enriquece o processo educativo, propiciando aos alunos a possibilidade de acessar os conteúdos em seu próprio ritmo e contribuindo para melhorias significativas nos resultados de aprendizagem. Além disso, a formação dos educadores e a infraestrutura tecnológica são fatores determinantes para a efetividade desse modelo. Conclui-se que a aprendizagem híbrida não apenas melhora a experiência do estudante, mas também promove uma transformação nas práticas pedagógicas, permitindo a personalização e a autonomia no aprendizado. A sinergia entre métodos tradicionais e digitais é essencial para uma educação mais integrada, capaz de responder às exigências do século XXI. A diversidade de formatos e aplicações da aprendizagem híbrida reforça que não há um único modelo ideal, mas sim a necessidade de adaptações conforme o contexto educacional.
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Copyright (c) 2025 Luciana Costa Martinelli, Selma Santos da Silva, Daiane de Lourdes Alves Velho, Simone Souza Campos Leandro, Meirelene Pereira Fróes Lima

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