GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

COMO MECÂNICAS DE JOGOS ENGAJAM E APRENDIZAGEM

Autores

  • Mesiuda Lima de Carvalho Costa Must University, Estados Unidos
  • Fabiane da Silva Braga Araujo Must University, Estados Unidos
  • Déborha Liss Leones Cardoso Dorneles Must University, Estados Unidos
  • Senicleide Gonçalves de Lima Campos Must University, Estados Unidos
  • Eulália Aparecida Andrade dos Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2117

Resumo

A gamificação na educação é uma estratégia inovadora que utiliza princípios e mecanismos de jogos em contextos de aprendizagem, visando aumentar o engajamento e a motivação dos estudantes. A escolha desse tema é justificada pela sua relevância crescente nas últimas décadas, uma vez que combina elementos lúdicos com práticas pedagógicas tradicionais. O objetivo principal do estudo é analisar as aplicações da gamificação e seus impactos no processo educativo. A metodologia adotada consiste em uma abordagem bibliográfica, que inclui a revisão de literatura especializada sobre o tema. Os principais resultados apontam que a gamificação resulta em benefícios significativos, como a melhoria na retenção de informações e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas. Observa-se que, ao segmentar o conteúdo em missões, os alunos são levados a um progresso gradual que facilita a aprendizagem. Além disso, a criação de um ambiente seguro para a experimentação e o fracasso promove resiliência e persistência. As dinâmicas interativas também permitem aos educadores adaptar os desafios conforme o ritmo individual dos estudantes, potencializando a personalização do aprendizado. As conclusões mais relevantes indicam que a gamificação não apenas aumenta o engajamento, mas também desenvolve competências essenciais, como trabalho em equipe e comunicação, preparando os alunos para os desafios futuros. Esse enfoque revela-se assim uma via promissora para a inovação pedagógica em um mundo em constante evolução.

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Publicado

2024-11-15

Como Citar

Costa, M. L. de C. ., Araujo, F. da S. B. ., Dorneles, D. L. L. C. ., Campos, S. G. de L. ., & Santos, E. A. A. dos . (2024). GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: COMO MECÂNICAS DE JOGOS ENGAJAM E APRENDIZAGEM. Revista Missioneira, 26(3), 207-217. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2117

Edição

Seção

Artigos Científicos