INTERFACES DA INCLUSÃO: TECNOLOGIAS EMERGENTES NO ENSINO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2111Resumo
A Educação a Distância (EAD) tornou-se uma alternativa viável para ampliar o acesso ao ensino, permitindo que estudantes de diferentes contextos socioeconômicos e geográficos tivessem novas oportunidades de aprendizagem. No entanto, desafios relacionados à inclusão digital, acessibilidade e adaptação pedagógica comprometeram a democratização plena dessa modalidade. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar os impactos das tecnologias emergentes na inclusão na EAD, buscando compreender como recursos como inteligência artificial, realidade aumentada e assistentes virtuais contribuíram para minimizar barreiras enfrentadas por estudantes em situação de vulnerabilidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, baseada na análise de artigos científicos, livros e documentos institucionais sobre inclusão educacional e inovação tecnológica na EAD. Os resultados indicaram que, embora a tecnologia tenha um papel fundamental na superação das barreiras de acessibilidade, a efetiva inclusão digital depende de investimentos em infraestrutura, capacitação docente e suporte institucional. Concluiu-se que a implementação dessas tecnologias precisa ser acompanhada de políticas públicas eficazes e estratégias institucionais para garantir um ensino remoto mais equitativo. Como sugestão para futuras pesquisas, propõe-se a análise de dados empíricos que avaliem o impacto real dessas tecnologias na aprendizagem dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Katiúscia Souza Machado Nader, Elisângela Alves de Morais Zanin, Luzinete Vicente da Silva, Priscila Silveira de Castro Pereira, Paulo José Domingos, Priscila Carrijo Müller

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.