INTERFACES DA INCLUSÃO: TECNOLOGIAS EMERGENTES NO ENSINO A DISTÂNCIA

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2111

Resumo

A Educação a Distância (EAD) tornou-se uma alternativa viável para ampliar o acesso ao ensino, permitindo que estudantes de diferentes contextos socioeconômicos e geográficos tivessem novas oportunidades de aprendizagem. No entanto, desafios relacionados à inclusão digital, acessibilidade e adaptação pedagógica comprometeram a democratização plena dessa modalidade. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar os impactos das tecnologias emergentes na inclusão na EAD, buscando compreender como recursos como inteligência artificial, realidade aumentada e assistentes virtuais contribuíram para minimizar barreiras enfrentadas por estudantes em situação de vulnerabilidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, baseada na análise de artigos científicos, livros e documentos institucionais sobre inclusão educacional e inovação tecnológica na EAD. Os resultados indicaram que, embora a tecnologia tenha um papel fundamental na superação das barreiras de acessibilidade, a efetiva inclusão digital depende de investimentos em infraestrutura, capacitação docente e suporte institucional. Concluiu-se que a implementação dessas tecnologias precisa ser acompanhada de políticas públicas eficazes e estratégias institucionais para garantir um ensino remoto mais equitativo. Como sugestão para futuras pesquisas, propõe-se a análise de dados empíricos que avaliem o impacto real dessas tecnologias na aprendizagem dos estudantes.

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

INTERFACES DA INCLUSÃO: TECNOLOGIAS EMERGENTES NO ENSINO A DISTÂNCIA. (2024). Revista Missioneira, 26(3), 189-194. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2111

Edição

Seção

Artigos Científicos