INCLUSÃO EM AÇÃO: PRÁTICAS TRANSFORMADORAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Autores

  • Vandeilson Romanielo Must University, Estados Unidos
  • Alan Firmino de Amorim Must University, Estados Unidos
  • Raquel Santos Trindade Must University, Estados Unidos
  • Monica Ferreira dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Luiz Filipe Oliveira Mansão Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2108

Resumo

A inclusão na educação fundamental representa um desafio contínuo, exigindo práticas pedagógicas inovadoras que promovam a equidade e o respeito à diversidade. Este estudo aborda a inclusão em ação, explorando práticas transformadoras que são implementadas em escolas fundamentais para garantir um ambiente de aprendizado inclusivo. A escolha do tema justifica-se pela urgência em adaptar o sistema educacional às necessidades de todos os alunos, especialmente aqueles com deficiências ou pertencentes a minorias. O principal objetivo é analisar como tais práticas impactam positivamente o aprendizado dos alunos e a dinâmica escolar. A metodologia adotada é de abordagem bibliográfica, onde se examina literatura recente sobre estratégias de inclusão efetivas. Os principais resultados indicam que práticas como a personalização do ensino e o uso de tecnologia assistiva aumentam significativamente o engajamento e a performance dos alunos. Conclui-se que a implementação dessas estratégias não apenas melhora o aprendizado, mas também promove um ambiente escolar mais harmonioso e acolhedor. A pesquisa destaca a importância de políticas educacionais que apoiem essas práticas e a necessidade de formação continuada dos educadores para assegurar sua eficácia. Os achados reforçam a ideia de que a educação inclusiva beneficia a todos, preparando os alunos para uma convivência respeitosa e colaborativa em sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-06-30

Como Citar

Romanielo, V. ., Amorim, A. F. de ., Trindade, R. S. ., Santos, M. F. dos ., & Mansão, L. F. O. . (2024). INCLUSÃO EM AÇÃO: PRÁTICAS TRANSFORMADORAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Revista Missioneira, 26(3), 177-188. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2108

Edição

Seção

Artigos Científicos