INCLUSÃO EM AÇÃO: PRÁTICAS TRANSFORMADORAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2108Resumo
A inclusão na educação fundamental representa um desafio contínuo, exigindo práticas pedagógicas inovadoras que promovam a equidade e o respeito à diversidade. Este estudo aborda a inclusão em ação, explorando práticas transformadoras que são implementadas em escolas fundamentais para garantir um ambiente de aprendizado inclusivo. A escolha do tema justifica-se pela urgência em adaptar o sistema educacional às necessidades de todos os alunos, especialmente aqueles com deficiências ou pertencentes a minorias. O principal objetivo é analisar como tais práticas impactam positivamente o aprendizado dos alunos e a dinâmica escolar. A metodologia adotada é de abordagem bibliográfica, onde se examina literatura recente sobre estratégias de inclusão efetivas. Os principais resultados indicam que práticas como a personalização do ensino e o uso de tecnologia assistiva aumentam significativamente o engajamento e a performance dos alunos. Conclui-se que a implementação dessas estratégias não apenas melhora o aprendizado, mas também promove um ambiente escolar mais harmonioso e acolhedor. A pesquisa destaca a importância de políticas educacionais que apoiem essas práticas e a necessidade de formação continuada dos educadores para assegurar sua eficácia. Os achados reforçam a ideia de que a educação inclusiva beneficia a todos, preparando os alunos para uma convivência respeitosa e colaborativa em sociedade.
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Copyright (c) 2024 Vandeilson Romanielo, Alan Firmino de Amorim, Raquel Santos Trindade, Monica Ferreira dos Santos, Luiz Filipe Oliveira Mansão

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