APRENDIZAGEM CRIATIVA: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2104Resumo
A aprendizagem criativa no ensino básico constitui uma evolução vital na prática pedagógica contemporânea, respondendo à demanda por metodologias que fomentam a participação ativa dos alunos. Este estudo justifica-se pela necessidade de desenvolver habilidades críticas e inovadoras nos estudantes. Objetiva-se analisar a eficácia das metodologias ativas na educação básica, evidenciando como elas promovem a aprendizagem criativa. A abordagem é embasada teoricamente através de consulta a literatura atual sobre métodos ativos e tecnologia educacional. Principais resultados sugerem que tais metodologias incrementam o engajamento e a autonomia dos estudantes, permitindo a aplicação prática e significativa do conhecimento adquirido. Conclui-se que essas metodologias são fundamentais para preparar os alunos aos desafios do século XXI, proporcionando um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo. A pesquisa observa rigorosos princípios éticos, assegurando a confidencialidade e anonimidade das informações coletadas. As entrevistas com educadores e alunos, combinadas com a análise de questionários, permitem uma compreensão integrada dos dados. Essa triangulação de dados aumenta a validade dos resultados. As limitações metodológicas incluem a subjetividade das respostas das entrevistas e a amostra não representativa da população geral. No entanto, essas limitações são consideradas ao apresentar os resultados, garantindo que as implicações sejam compreendidas criticamente. Em síntese, a metodologia adotada é robusta, atendendo às necessidades educacionais contemporâneas.
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Copyright (c) 2024 Lilian Alves de Sousa, Elisangela Fernanda Mendes Ribeiro, Sirlene Ferreira de Macedo, Herlaine Reis Mariano, Luiz Cândido Clementino

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