FORMAÇÃO EDUCACIONAL E PROTAGONISMO FEMININO

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE OPORTUNIDADES

Autores

  • Juvercina Machado Morais MUST University, Estados Unidos
  • Vandeilson Romanielo MUST University, Estados Unidos
  • Luiz Filipe Oliveira Mansão MUST University, Estados Unidos
  • Gilvaneide dos Santos Evangelista Esbaltar MUST University, Estados Unidos
  • Maria Leide Moreira Neves MUST University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2101

Resumo

A educação desempenha um papel fundamental na promoção do empoderamento feminino e na construção de oportunidades equitativas para meninas e mulheres. Este resumo aborda a interseção entre o ambiente escolar e a capacitação das mulheres, destacando como as instituições educacionais se tornam catalisadoras de mudanças sociais significativas. A escolha deste tema justifica-se pela necessidade de um currículo inclusivo que minimize as desigualdades de gênero e estimule a autoeficácia, o pensamento crítico e a liderança entre alunas. O objetivo principal do estudo consiste em investigar a responsabilidade dos educadores na criação de um espaço de aprendizado onde as vozes femininas sejam respeitadas. A metodologia adotada envolve uma abordagem bibliográfica, analisando obras relevantes sobre educação e gênero. Os principais resultados encontrados evidenciam o impacto positivo de programas que abordam questões de gênero e promovem a igualdade, destacando a participação ativa das estudantes em atividades extracurriculares, como debates e grupos de liderança. As conclusões ressaltam que a educação emerge como uma ferramenta vital para a emancipação e transformação estrutural da sociedade, estabelecendo uma rede de apoio e solidariedade entre mulheres. O impacto da educação se estende além do pessoal e profissional, sendo uma estratégia ampla para combater desigualdades históricas. Assim, investir em educação revela-se essencial para um futuro mais igualitário, onde cada mulher tem a possibilidade de sonhar, realizar e contribuir para suas comunidades, redefinindo o papel da mulher na sociedade contemporânea.

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

Morais, J. M. ., Romanielo, V. ., Mansão, L. F. O. ., Esbaltar, G. dos S. E. ., & Neves, M. L. M. . (2024). FORMAÇÃO EDUCACIONAL E PROTAGONISMO FEMININO: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE OPORTUNIDADES. Revista Missioneira, 26(3), 155-164. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2101

Edição

Seção

Artigos Científicos