FORMAÇÃO EDUCACIONAL E PROTAGONISMO FEMININO
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE OPORTUNIDADES
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2101Resumo
A educação desempenha um papel fundamental na promoção do empoderamento feminino e na construção de oportunidades equitativas para meninas e mulheres. Este resumo aborda a interseção entre o ambiente escolar e a capacitação das mulheres, destacando como as instituições educacionais se tornam catalisadoras de mudanças sociais significativas. A escolha deste tema justifica-se pela necessidade de um currículo inclusivo que minimize as desigualdades de gênero e estimule a autoeficácia, o pensamento crítico e a liderança entre alunas. O objetivo principal do estudo consiste em investigar a responsabilidade dos educadores na criação de um espaço de aprendizado onde as vozes femininas sejam respeitadas. A metodologia adotada envolve uma abordagem bibliográfica, analisando obras relevantes sobre educação e gênero. Os principais resultados encontrados evidenciam o impacto positivo de programas que abordam questões de gênero e promovem a igualdade, destacando a participação ativa das estudantes em atividades extracurriculares, como debates e grupos de liderança. As conclusões ressaltam que a educação emerge como uma ferramenta vital para a emancipação e transformação estrutural da sociedade, estabelecendo uma rede de apoio e solidariedade entre mulheres. O impacto da educação se estende além do pessoal e profissional, sendo uma estratégia ampla para combater desigualdades históricas. Assim, investir em educação revela-se essencial para um futuro mais igualitário, onde cada mulher tem a possibilidade de sonhar, realizar e contribuir para suas comunidades, redefinindo o papel da mulher na sociedade contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Juvercina Machado Morais, Vandeilson Romanielo, Luiz Filipe Oliveira Mansão, Gilvaneide dos Santos Evangelista Esbaltar, Maria Leide Moreira Neves

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.