GESTÃO INOVADORA: ESTRATÉGIAS PARA UM ENSINO FUNDAMENTAL DE QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2089Resumo
A gestão inovadora no contexto do Ensino Fundamental propõe uma transformação significativa nas práticas pedagógicas e administrativas, visando uma educação de qualidade que se adapte às demandas contemporâneas. A escolha do tema se justifica pela necessidade de se desenvolver práticas que melhorem o desempenho escolar, promovam a inclusão e dominem a criatividade entre os alunos. O objetivo principal do estudo é explorar estratégias que possam ser integradas em um modelo de gestão que valorize a formação docente e a participação da comunidade escolar. A metodologia adotada é qualitativa, com uma abordagem bibliográfica que inclui análise de casos e entrevistas semiestruturadas com educadores e gestores que implementaram práticas inovadoras. Os principais resultados mostram que as relações interpessoais e a liderança visionária são fundamentais para a transformação educacional. A pesquisa também identifica as estratégias mais eficazes, além de discutir os desafios enfrentados ao longo do processo de inovação. A importância da formação continuada e uso de tecnologias educacionais é ressaltada, evidenciando sua capacidade de engajar alunos e personalizar a aprendizagem. As conclusões sugerem que a gestão inovadora representa um caminho promissor para enfrentar os desafios atuais, reforçando que as inovações vão além da introdução de novas tecnologias, demandando uma reestruturação da cultura escolar. O estudo provoca uma reflexão crítica sobre como a gestão educacional atua como agente de mudança em um ambiente em constante transformação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Kátia Lopes Moreno Rezende, Leydna Karla de Carvalho Gonçalves, Juvercina Machado Morais, Cláudia Silvia de Morais Dantas Ferreira, Antonia Maria Fernandes de Sousa

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.