A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO AFETIVO ENTRE PROFESSOR E ALUNO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i3.2079Resumo
Este trabalho aborda a importância do vínculo afetivo entre professor e aluno como elemento essencial para a aprendizagem significativa, sustentando que a conexão emocional transcende a mera transmissão de conteúdo acadêmico. A escolha desse tema justifica-se pela crescente evidência de que relacionamentos positivos na educação impactam na motivação e no aprendizado dos alunos. O objetivo principal do estudo é investigar como esses laços emocionais influenciam o desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos alunos. A metodologia utilizada é uma abordagem bibliográfica, analisando diversas fontes que discutem a dinâmica das relações educacionais. Os principais resultados encontrados revelam que a construção de um ambiente educacional positivo e acolhedor, onde os estudantes se sentem valorizados, fomenta a motivação intrínseca e facilita a assimilação de conhecimentos. Além disso, professores que estabelecem laços de empatia e respeito impactam significativamente na autoestima dos alunos, criando um clima escolar que promove a diversidade e a coesão entre os pares. As conclusões mais relevantes indicam que o sucesso acadêmico está frequentemente correlacionado com a qualidade das relações afetivas no ambiente escolar. Traduções institucionais que favorecem o apoio emocional e a inteligência emocional são fundamentais para a prática educativa. Assim, o presente estudo explicitamente destaca a relevância do afeto na educação e convoca à implementação de práticas pedagógicas mais interativas e humanas, capazes de proporcionar um aprendizado integral e que considere a complexidade das interações humanas no espaço escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Zilma Cabral de Assis, Thieni Santos Moreira, Rosilda Simone do Amaral Barreto, Andréia de Souza Mendonça Costa, Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Nunes

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.