ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE MULHERES MOTOTAXISTAS DE UMA CIDADE DO SERTÃO PRODUTIVO BAIANO
REFLEXÕES CONTEXTUALIZADAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.2004Resumo
O presente artigo tem como objeto investigativo a atuação profissional, precarização do trabalho, qualidade de vida, saúde mental e as questões de gênero relacionadas às mulheres mototaxistas no sertão produtivo baiano, vinculada ao Curso de Bacharelado em Psicologia, da UNIFG/Ânima e ao Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social/PPGIES-UNEB, através do Projeto Multidisciplinar de Extensão INTER-AGIR. Buscou atentar-se a um olhar sobre a atuação profissional dessas mulheres, partindo da seguinte questão investigativa: O que motiva e quais são as barreiras encontradas pelas mulheres mototaxistas em seu campo de atuação? O objetivo geral é refletir/analisar as motivações e os desafios na atuação profissional das mulheres mototaxistas. Os estudos teóricos e metodológicos se ancoraram em (Bento, 2012), (Scott (1995), (Butler (2003), (Matsuo,2009), entre outros(as). Para isso, realizou-se uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, de campo empírica e documental, fruto de uma observação participante, embasada em uma revisão de literatura e num estudo de caso A coleta de dados empíricos deu-se através da entrevista semiestrutura e a análise de dados, por meio do método de análise de conteúdo (Gomes, 2007). Os resultados encontrados em relação às questões de gênero, a presença patriarcal revela-se marcante, gerando preconceitos e estereótipos velados sobre a atuação profissional das mulheres nessa área. Foi salientado pelas entrevistadas as longas jornadas de trabalho, instabilidade e alto risco de acidentes. Apesar dessas adversidades e da precarização da profissão, que oferece pouca proteção social, algumas preferem a informalidade pela sensação de liberdade e autonomia, uma vantagem em relação ao trabalho formal, à saúde mental da mulher trabalhadora o que afeta a qualidade e a saúde mental. Também é marcante a ausência de políticas públicas que atendam essas profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Sandra Célia Coelho Gomes da Silva, Leane de Magalhães Silva, Alex Sandra David Cangussú Tolentino, Gustavo Igor Montalvão, Miriã Lima Malheiros
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.