INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Francisco Roberto da Silva de Carvalho Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1999

Resumo

A inclusão escolar de estudantes com deficiência no Ensino Médio Integrado é um tema relevante, especialmente no contexto das modalidades de ensino que integram formação geral e técnica. Este estudo teve como objetivo analisar as perspectivas e os desafios enfrentados no processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência em instituições de educação profissional e tecnológica. A pesquisa, de caráter bibliográfico, baseou-se na análise de artigos, legislações e documentos acadêmicos relacionados ao tema. Os resultados apontaram como principais desafios a falta de infraestrutura acessível, a formação insuficiente de docentes e a ausência de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de destacar a atuação limitada dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs). Conclui-se que, apesar dos avanços legislativos, é fundamental um maior alinhamento entre políticas públicas e ações institucionais para garantir uma educação inclusiva efetiva e equitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Roberto da Silva de Carvalho, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Educação e Diversidade, da Universidade Federal da Grande Dourados.

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Carvalho, F. R. da S. de . (2024). INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Missioneira, 26(2), 295-300. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1999

Edição

Seção

Artigos Científicos