PATERNIDADE SOCIOAFETIVA E MULTIPARENTALIDADE

UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO JURÍDICA NO DIREITO BRASILEIRO

Autores

  • Maria das Graças Fernandes Duarte Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i1.1966

Resumo

Das certezas do DNA às sutilezas do amor construído, o direito familiar brasileiro atravessa uma revolução silenciosa que redefine os próprios fundamentos da paternidade. Este artigo mergulha nas transformações jurídicas e sociais que elevaram os vínculos socioafetivos ao mesmo patamar das relações biológicas, desvendando como tribunais e doutrinadores têm arquitetado uma nova compreensão do que significa ser pai no Brasil contemporâneo. Por meio de uma análise da jurisprudência recente e do pensamento doutrinário especializado, revela-se um ordenamento jurídico em constante mudança, que aprende a acolher as múltiplas faces do amor parental e a reconhecer no afeto uma força tão legítima quanto o sangue na construção dos laços familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Fernandes Duarte, Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, PB, Brasil

Juíza de Direito do Tribunal de Justiça da Paraíba. Titular da 4a Vara de Familia da Capital. Bacharelado em Direito pelo UNIPE (Centro Universitário de João Pessoa). Ex -Professora da Ecola Superior da Magistratura da Paraiba ( ESMA- PB). Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras - PB (Atualmente UFCG - PB). Especialista em História do Brasil, pelo Departamento de História- Centro de Ciências Letras e Artes da UFPB. Graduada em Pedagogia - Centro de Educação - UFPB.

Publicado

2024-11-14

Como Citar

Duarte, M. das G. F. . (2024). PATERNIDADE SOCIOAFETIVA E MULTIPARENTALIDADE: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO JURÍDICA NO DIREITO BRASILEIRO. Revista Missioneira, 26(1), 209-220. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i1.1966

Edição

Seção

Artigos Científicos