DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO FORMA IMPRESCINDÍVEL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1948

Palavras-chave:

Docência, Ensino Superior, Estagio Supervisionado, Teoria e Prática

Resumo

O presente artigo possui o condão principal de se catalogar e evidenciar as dificuldades para o docente no ensino superior e instigar uma reflexão acerca dos principais pontos e da notoriedade da docência no ensino superior na visão de quem ainda se vê nos primeiros passos de sua formação como docente, bem como abordar os principais programas stricto sensu atuais que auxiliam na preparação para a docência. Para tal, apresenta relato do autor do artigo a partir da experiência adquirida quando da realização de estágio docente supervisionado junto as turmas de 1º semestre do curso de graduação em Direito da Universidade de Cruz Alta-RS, estágio este que fez parte da disciplina de Docência no Ensino Superior do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da mesma universidade, no intuito de oportunizar ao mestrando uma transformação em sua própria identidade como futuro docente, a fim de que este venha a possuir a experiência acerca da realidade de um professor e as formas que se constroem e se desenvolvem os conteúdos e trabalhos do professor não somente em sala de aula, mas a preparação necessária para se ministrar determinado conteúdo, a atenção necessária para habituar o aluno com a disciplina, ou seja, sendo uma das maneiras mais concretas de se aclimatar o futuro professor com o cotidiano da sala de aula e da vida docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Zimmermann de Souza, Universidade de Cruz Alta/RS- Unicruz

Mestranda em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz. Pós- Graduanda em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Dom Alberto - Santa Cruz do Sul/RS. Graduada em Direito pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz. Realizou estágios no Escritório de Advocacia Andréia Moser Keitel, em Cruz Alta, RS (2018), no Ministério Público do Rio Grande do Sul (2019-2020) e no Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul (2021-2022). Atuou como bolsista PIBIC UNICRUZ nos seguintes projetos: A condição sociocultural da mulher e a nova Lei do feminicídio (Lei n.º 13.104/2015) (2018); A condição sociocultural da mulher: um estudo à luz do feminismo negro (2019). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos, do Curso de Direito da Unicruz - GPJUR. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade - NUPELS. Aprovada no XXXII Exame da Ordem dos Advogado do Brasil - OAB. Bolsista CAPES/PROSUP. Tem interesse em temas como a condição sociocultural da mulher; o feminismo e o a linguagem jurídica e sua relação com a sociedade. É autora de textos publicados em periódicos e capítulos de livros, os quais discutem as temáticas de seu interesse.

Pedro Trindade Petersen, Universidade de Cruz Alta - Unicruz

Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Direito pela Universidade de Cruz Alta-RS - UNICRUZ. Pós-graduado em Direito Civil e Empresarial pelo Instituto Damásio de Direito - IDD (Faculdade IBMEC SP). Juiz Leigo no âmbito da Comarca de Cruz Alta-RS. Possui graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta-RS - UNICRUZ. Advogado autônomo inscrito na OAB/RS sob n. 116.540. Atuou, durante a graduação, como Estagiário na 2 Vara Cível da Comarca de Cruz Alta (2016-2018) e exerceu a função de Cartorário no Tabelionato de Notas da Cidade de Cruz Alta (2018-2019). Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Civil, Processo Civil, Empresarial, de Família e Sucessões, Notarial, Registral e Tributário. Pesquisador do GPJUR - Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos, do Curso de Direito da UNICRUZ. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade da UNICRUZ - NUPELS. Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Linguagens e Comunicação - GEPELC.

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta - Unicruz

Possui Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS; Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM; Especialização em Linguística textual pela Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ e graduação em Letras - Licenciatura Português/ Inglês, pela Universidade de Cruz Alta. Professor titular II na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, tem experiência na área de Linguística (Linguística Aplicada), desenvolvendo pesquisas com ênfase na relação entre linguagem e sociedade e ensino e aprendizagem de línguas (materna e estrangeira). Atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Mestrado e Doutorado, da UNICRUZ, de 2013 a 2017 e como coordenador adjunto do mesmo programa de 2018 a 2021. Atua como docente do referido Programa de Pós-Graduação, atuando na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade e ministrando as disciplinas de Linguagem e Sociedade, Docência no ensino superior , Seminário de Pesquisa I, Seminário de Tese I e II e Discurso, cultura e contexto sócio-histórico, Exerce a função de Editor Gerente da Revista Di@logus, periódico do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Atua como avaliador ad hoc do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS) pelo INEP/MEC. Exerceu as funções de Diretor do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da UNICRUZ e coordenador do Curso de Letras desta universidade, sendo também líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade (NUPELS), certificado pelo CNPq. Orientou, até o momento, mais de 90 trabalhos, incluindo Iniciação Científica (IC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e pós-graduação (Especialização e Mestrado), além de uma supervisão de pós-doutoramento (PNPD). Tem experiência na Educação à Distância (EaD) e atuou como conselheiro do CONSUN - Conselho Universitário da UNICRUZ e da Câmara de Graduação e da Câmara Stricto Sensu. É coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC-EM/CNPq da Unicruz. Bolsista CAPES de agosto de 2010 a dezembro de 2016, coordenando o subprojeto de letras do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Bolsista CAPES/PARFOR de março de 2013 a dezembro de 2016, ministrando as disciplinas de língua portuguesa V e Estágio supervisionado III, no Curso de Letras da UNICRUZ. Foi professor da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul de 1995 a 2018, ministrando as disciplinas de português e inglês na educação básica (Ensino fundamental e médio).

Sirlei de Lourdes Lauxen, Universidade de Cruz Alta - Unicruz

Professora Titular da Universidade de Cruz Alta -UNICRUZ. Coordenadora do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social -Mestrado e Doutorado (2021-2024). Doutora em Educação pela UFRGS, com Estágio pós-doutoral em Educação pela UFRGS/ULisboa. Bolsista PNPD/CAPES. Mestre em Educação pela UPF e Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional/Unijuí. Membro do Consun (2008-2016; 2021-2024); Membro da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (2014- 2016; 2021-24). Faz parte do Comitê de Assessoramento da FAPERGS (2022-2024). Faz parte da Diretoria do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa FORGES (2018-2024); Co-Chair da Seção Educación y Políticas Educativas em América Latina- LASA (2019-2022). Coordena o Laboratório de Práticas Socioculturais Interdisciplinares -LEPSI e do Reelabore do PPGPSDS. Líder do Grupo de Pesquisa. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais. Foi Vice-Reitora de Graduação da Instituição (2008-2013). Assessora Pedagógica da Vice-Reitoria de Graduação (2006-2007). Membro do Conselho Curador (2008-2013); Presidente da Câmara de Graduação e Legislação (2008-2013); Membro do Conselho Municipal de Educação (2008-2014; 2022-2024). Membro do CONSEPE (2006-2007). Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (2013); Coordenadora do Curso de Comunicação Social (2007); Membro do Colegiado do PPGPSDS (2014- 2019). Membro da Comissão Científica Institucional - CCI (2017-2021). Coordenou a Comissão de Avaliação Institucional (CAI) (2014-2019). Participa da organização de eventos da Universidade. Possui experiência na Educação Básica (ensino fundamental e médio) e no Ensino Superior (Graduação e Pós - Graduação). Tem experiência na área da gestão e docência. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas e gestão, pedagogia universitária, interdisciplinaridade, metodologia do ensino superior, saberes docentes, práticas pedagógicas, currículo, avaliação e práticas sociais.

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Zimmermann de Souza, L., Trindade Petersen, P., Escandiel de Souza, A. ., & de Lourdes Lauxen, S. (2024). DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO FORMA IMPRESCINDÍVEL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Missioneira, 26(2), 223-236. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1948

Edição

Seção

Artigos Científicos