RESPOSTAS FISIOLÓGICAS E DE DESEMPENHO DE NOVILHAS DA RAÇA JERSEY EM PASTAGEM COM E SEM ACESSO À SOMBRA
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i1.1927Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de dois ambientes (com sombra e sem sombra), em pastejo de milheto, sobre as respostas fisiológicas e do desempenho de novilhas da Raça Jersey, em delineamento experimental inteiramente casualizado com dez repetições (animais). Foram utilizadas 20 novilhas puras de origem com idade entre 12 e 14 meses e peso vivo médio de 198,35 ± 28,7 kg. Como variáveis fisiológicas foram avaliadas a frequência respiratória e a temperatura de superfície de pelame às 8:00h, 13:00h e 18:00h. O desempenho animal foi avaliado através de pesagem dos animais no início e ao término do experimento. Houve diferença significativa (P=0,0026) entre as horas do dia para frequência respiratória, com maiores valores às 13:00h. Para temperatura de superfície de pelame, houve efeito da interação tratamento x hora do dia (P=0,0001), com maiores valores às 13:00h no tratamento sem acesso à sombra e às 8:00h e 18:00h no tratamento com acesso à sombra. Os animais com acesso à sombra obtiveram maiores ganhos de peso diários (P=0,0038). Novilhas da raça Jersey recriadas em pastagem, no verão, têm a frequência respiratória e a temperatura de superfície de pelame alteradas, porém a níveis de estresse moderados e de rápido reestabelecimento. No entanto, valores suficientes para prejudicar seu ganho de peso, quando não há sombra disponível.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Leandro De Conto, Sheilla Madruga Moreira, Renata Moraes, Odirley Gonçalves Júmior, Jerri Teixeira Zanusso, Otoniel Geter Lauz Ferreira, Isabella Dias Barbosa Silveira
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.