TECNICISMO E CONSTRUTIVISMO NA ESCOLA

UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Marcelo Miguel de Araújo Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
  • Deyvisson Pereira Costa Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1892

Resumo

Esta pesquisa busca avaliar o desenvolvimento do Letramento Informacional em uma escola específica. A base teórica foram os autores Paulo Freire (2006), Pedro Demo (2007) e Kelley Gasque (2011). Trata-se de uma pesquisa documental onde observamos o uso da biblioteca escolar, do laboratório de informática e o ensino por meio de projetos de trabalho, para turmas de 5º ano do ensino fundamental. Constata-se predominância da concepção tradicionalista tecnicista sob a construtivista com pensamento reflexivo na formação de leitores críticos. Conclui-se que são poucas as ações pedagógicas que vão de acordo com os conceitos de Letramento Informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-09-09

Como Citar

Araújo, M. M. de ., & Costa, D. P. . (2024). TECNICISMO E CONSTRUTIVISMO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO. Revista Missioneira, 26(2), 153-171. https://doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1892

Edição

Seção

Artigos Científicos